13/07/2017
Música para recuperar dependentes de álcool e drogas

Entre violão, cavaquinho, rebolo, cajon, pandeiro e outros diversos instrumentos musicais, seis pacientes que frequentam atualmente o Caps AD de Cachoeira do Sul vão ficando cada dia mais longe das drogas e do álcool. A cada nota musical rebrota a esperança do retorno ao convívio familiar, dos amigos e ao mercado de trabalho. Todas as terças-feiras, durante uma hora e meia, o grupo se dedica aos encontros com o professor de música, cantor e compositor, Clênio Bibiano da Rosa.

O projeto “Som da Vida. Terapia Ocupacional – Musicalização e Motivação” tem a parceria da Coordenadoria de Projetos Sociais e Culturais e iniciou em maio deste ano com o professor Filipe Lindemeier e segue agora desde o início deste mês com o apoio do professor Clênio e a enfermeira do CAPS, Paola Brendler. Paola acompanha todas as aulas e reconhece a empolgação e a motivação dos pacientes em manter-se longe do álcool e das drogas.

O principal objetivo da terapia com música é a reinserção dos pacientes na sociedade. Ela ajuda a resgatar a história de cada um, fortalecendo sua identidade por meio de relações sonoro-musicais e diminuindo sua ansiedade e desta forma também as chances de recaída e oferecendo momentos de alívio e saúde.

RITMOS E INSTRUMENTOS – Clênio destaca que as aulas são variadas e os pacientes tocam todos os ritmos. Além disso, eles estão aprendendo a tocar todos os instrumentos para que eles conheçam cada um deles e vejam qual mais se adapta a cada um.

Grupo já tem apresentação marcada

A coordenadora de Projetos Sociais e Culturais, Jussara Ghignatti foi acompanhar um dos encontros do projeto nesta terça-feira e saiu encantada com o que viu. “Conheço algumas das pessoas que estão em tratamento e sei que eles estão tendo muita força de vontade e perseverança para estarem ali. Sabemos que abandonar qualquer vício exige um objetivo e muita dedicação. Eles estão no caminho certo e tenho certeza que todos terão sucesso”, sintetizou Jussara.

Para incentivar que eles se mantenham no tratamento e dedicados ao projeto “Som da Vida”, Jussara convidou o grupo para participar no mês de dezembro de uma apresentação que a coordenadoria está programando para acontecer junto ao Château d´Eau.