29 JUN 2017
Secretaria da Saúde mostra diferenças entre postos de saúde, UPA e hospital

Gripe, mal-estar, torções, fraturas, acidentes. Quando acontece algum problema desses, muitas vezes as pessoas têm dúvida por qual serviço de saúde deve recorrer em Cachoeira do Sul. Com a abertura da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), agendada para o dia 19 de julho, às 10h30min, os cachoeirenses precisam saber qual o serviço adequado para procurar em cada caso. A dúvida entre escolher um posto de saúde, a UPA ou um hospital é comum entre os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), o que inclusive provoca filas desnecessárias e ocupa profissionais que poderiam estar cuidando de outras enfermidades. Para auxiliar a comunidade, a Secretaria Municipal da Saúde criou uma cartilha explicando de forma direta qual serviço deve ser procurado em cada caso.

Os postos de saúde são a porta de entrada do SUS (Sistema Único de Saúde). São a eles que as pessoas devem se dirigir para consultas de rotina, acompanhamentos médicos, receitas e vacinas. “Os postos de saúde são as unidades de primeiro contato com o paciente e têm a missão de atender às pessoas na região onde elas moram. Nestes locais, os profissionais de saúde vão se articular dentro da rede para solicitar exames ou internações, quando necessário”, explica o Secretário Municipal da Saúde, Róger Gomes da Rosa.

UPA – Já a UPA, que no próximo dia 20 de julho já estará em funcionamento com atendimento 24 horas por dia, serão realizados atendimentos de urgência e emergência amparado de exames laboratoriais, eletrocardiograma, raio x, para casos como luxações e febres altas em períodos contínuos em horários e dias em que os postos de saúde não abrem. Na UPA, o paciente será estabilizado e, quando necessário, será encaminhado ao Hospital de Caridade e Beneficência.

Hospital para alta complexidade e emergências

O Secretário de Saúde, Roger Gomes da Rosa, enfatiza que o HCB também realiza o atendimento de casos de urgência e emergência e somente nele é resolvido casos de alta complexidade e emergência, ou quando for encaminhado pelos postos de saúde, UPAs ou por ambulâncias. “O hospital deve ser procurado em caso de risco à vida, acidentes graves de trânsito, envolvendo ortopedia, neurocirurgia e AVC. Quanto melhor a forma de utilização do serviço, melhor cada cidadão será atendido”, sintetiza Roger.