03 MAI 2017
Não esqueça de se vacinar contra a gripe

Boa parte dos cachoeirenses que fazem parte público-alvo da 19ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza ainda não se imunizaram. O município precisa vacinar pelo menos 90% do público-alvo mas ate agora alcançou apenas 41,15%. As doses serão aplicadas até o dia 26 de maio em todas as unidades de saúde e postos de Estratégia de Saúde da Família (ESF).

O prefeito Sergio Ghignatti, que tem 70 anos de idade e também é médico, se enquadra em dois públicos prioritários: profissionais de saúde e idosos (mais de 60 anos). Ele recebeu a dose da vacina nesta quarta-feira pela técnica em enfermagem Beatriz Mazuim, funcionária pública há 22 anos, que atua na US1, no Centro. Ghignatti reconhece a importância da vacina contra a gripe para a sua saúde. “Desde que começaram a vacinar a população e me vacino todos os anos. É muito importante as pessoas procurem um posto e se vacinem logo. Não é preciso esperar aparecer alguém doente para ir a um posto. Temos que nos prevenir desde agora”, alertou o prefeito. A menor abrangência da vacinação até agora é entre as crianças. Apenas 21,50% delas foram imunizadas.

SEM CASOS – Neste ano, Cachoeira do Sul ainda não teve nenhum caso de internação hospitalar registrado com suspeita de gripe A. Nem mesmo nenhuma caixa do remédio específico para a doença foi dispensado pela Farmácia do SUS.

IMPORTANTE

O dia D da campanha será em 13 de maio. Neste dia todas as unidades de saúde estarão abertas das 8h às 17h. Na área rural, o atendimento será feito nos roteiros de costume.

O público-alvo

– Pessoas com 60 anos ou mais

– Crianças na faixa etária de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias)

– Gestantes

– Puérperas (até 45 dias após o parto

– Trabalhadores da saúde

– Povos indígenas

– Portadores de doenças crônicas não transmissíveis

– População privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional

– Professores das escolas públicas e privadas.

Os números para Cachoeira do Sul (meta 90% de cada grupo)

Crianças – 21,50%

Trabalhadores de saúde – 73,18%

Gestante – 31,19%