25 ABR 2017
Secretaria da Saúde emite alerta epidemiológico contra a leptospirose

Secretaria da Saúde emite alerta epidemiológico contra a leptospirose

A Secretaria Municipal de Saúde, através do Departamento de Vigilância em Saúde, emitiu na tarde desta terça-feira o seu primeiro alerta epidemiológico de 2017, tratando sobre os riscos da leptospirose. Neste ano, Cachoeira do Sul já teve a confirmação de 4 casos da doença, sendo que um deles evolui para óbito. Outros dois casos aguardam resultado de exame (um paciente já esta em casa e outro segue no HCB).

De acordo com Andréa Santos, responsável pela Vigilância Epidemiológica de Cachoeira do Sul, o número de casos não é alarmante, mas com a chegada do inverno, chuvas e inundações, aumentam os riscos de contaminação. Por isso, a população precisa estar alerta para se prevenir e os profissionais de saúde para avaliares os sintomas da doença. “Vamos enviar o alerta para os consultórios e postos de saúde para que todos estejam atentos para diagnosticarem os sinais compatíveis com a leptospirose, iniciando assim o mais rápido possível o tratamento”, enfatizou Andréa.

CUIDADOS – Andréa destaca ainda que alguns cuidados são fundamentais para manter os ratos (principal vetor da doença) longe das residências. Além da limpeza dos pátios, a coordenadora lembra ainda que ações simples como não deixar potes de alimentos abertos, recipiente de alimentos de cães e gatos com ração durante a noite e a utilização de Equipamento de Proteção Individual (EPI´s) para quem trabalha com grãos, são fundamentais para manter os ratos longe ou pelo menos se proteger do contato com sua urina.

Importante

O único caso de leptospirose que evoluiu para óbito neste ano é de um homem, morador do Bairro Cristo Rei. Apesar de o diagnóstico ter chegado apenas após sua morte, os sintomas que ele apresentava já fizeram com que os profissionais de saúde oferecessem a ele tratamento para esta doença. Ele já apresentava outros problemas de saúde e não resistiu.

——————————————————————————————————

ALERTA EPIDEMIOLÓGICO – N° 001/2017

A Leptospirose é uma doença causada pela bactéria Leptospira, presente na urina dos roedores. Durante as enchentes / alagamentos, a urina dos ratos, que contamina os esgotos e bueiros, mistura-se à enxurrada e à lama. Qualquer pessoa que tiver contato com a água ou lama nessas ocasiões, pode infectar-se. A Leptospira penetra no corpo pela pele ou mucosas, principalmente por arranhões ou pequenos ferimentos e também através da pele íntegra, quando o contato com a água for prolongado.

A Equipe de Vigilância em Saúde alerta que, devido às chuvas e possíveis inundações que podem ocorrer, muitas pessoas podem entrar em contato com água contaminada. Lembra ainda que a contaminação pode ocorrer em situações relacionadas ao trabalho, principalmente na cultura de arroz. Sendo assim, lembra aos profissionais de saúde que fiquem atentos aos sinais e sintomas compatíveis com Leptospirose: febre de início súbito, mialgias, cefaléia, associados a sufusão conjuntival, náusea e/ ou vômitos, calafrios, alterações do volume urinário, icterícia, fenômenos hemorrágicos e/ ou alterações hepáticas compatíveis com Leptospirose ictérica ou anictérica grave, com antecedentes epidemiológicos sugestivos (contato com água ou lama contaminados), nos trinta dias anteriores à data de início dos sintomas (média de 7 a 14 dias).

Neste sentido, a VS lembra sobre a importância de instituir o tratamento com antibióticos já na suspeita clínica da Leptospirose e notificar, por telefone, todo caso suspeito, no momento do atendimento do paciente (fones: 37243112 e 37231351 horário comercial e 3723 1364, número de plantão à noite, finais de semana e feriados). No momento da notificação do caso, será combinada a coleta do exame sorológico específico (ELISA – IgM, a partir do 7° dia do início dos sintomas). Os exames laboratoriais (hemograma completo, provas de função hepática e renal, raio-X de pulmão nos casos anictéricos, e outros) são importantes para o acompanhamento da evolução da doença, e devem ser solicitados sempre que possível. A notificação desencadeará medidas de controle de roedores nos casos confirmados da doença.

Cachoeira do Sul, 25 de abril de 2017.

Equipe de Vigilância em Saúde

Departamento de Vigilância Ambiental