10 ABR 2017
Começa a vacinação contra gripe Influenza

Inicia hoje, segunda-feira (10), a 19ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. Na primeira semana a vacinação estará disponível apenas para trabalhadores da saúde. A campanha irá até 19 de maio, sendo o dia 6 de maio, o dia de mobilização nacional, conhecido como Dia D. Nesta primeira semana a vacina estará disponível apenas para os trabalhadores da saúde. Para os demais públicos, a campanha se iniciará no dia 17 de abril, na próxima segunda-feira.

O objetivo da campanha é reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da influenza na população alvo para a vacinação. O público-alvo são os indivíduos com 60 anos ou mais, as crianças na faixa etária de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias), as gestantes, as puérperas (até 45 dias após o parto), os trabalhadores da saúde, os povos indígenas, os grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis, a população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional. Também serão incluídos para a vacinação, neste ano, os professores das escolas públicas e privadas. Para se vacinar é preciso apresentar carteira que identifique o profissional como sendo professor ou contra-cheque. Em 2017 a meta é vacinar, pelo menos, 90% dos grupos elegíveis para a vacinação.

INFLUENZA – A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. É de elevada transmissibilidade e distribuição global, com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais e também podendo causar pandemias. A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém‐contaminadas por secreções respiratórias pode levar o agente infeccioso direto a boca, olhos e nariz. O período de incubação dos vírus influenza varia entre um e quatro dias. Os sinais e sintomas da doença são muito variáveis, podendo ocorrer desde a infecção assintomática, até formas graves.

Importante

A vacina é contraindicada para pessoas com história de reação anafilática prévia em doses anteriores bem como a qualquer componente da vacina ou alergia comprovada grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados.

Os números para Cachoeira do Sul (meta 90% de cada grupo)

Crianças de 6 meses a 1ano 11meses e 29 dias – 1463

Criança de 2 anos a 4 anos 11 meses e 29 dias – 2905

Trabalhadores de saúde – 2868