07 ABR 2017
Prefeitos querem ir para Brasília para garantir a oncologia

Os prefeitos das 12 cidades que compões a 8ª Coordenadoria Regional de Saúde definiram na manhã desta sexta-feira (07) as medidas que tomarão para buscar aumentar repasse para o serviço de oncologia que tem Cachoeira do Sul como referência. O primeiro passo será o prefeito Sergio Ghignatti levar para Brasília na próxima terça-feira e entregar ao Ministério da Saúde um documento com todos os dados que embasam a necessidade de aumentar o teto da oncologia, que hoje é de apenas R$ 131.045.95, enquanto gasta em média R$ 390 mil mensais.

Se não tiver retorno positivo, a alternativa seguinte é agendar com o Ministro da Saúde um encontro com a participação dos 12 prefeitos para pressionar o Governo Federal a aumentar o teto da oncologia. O pedido também foi que de cada prefeito entre em contato com as lideranças políticas de suas cidades para buscar apoio no tema. O pedido é para que o repasse seja de R$ 258 mil mensais, que mesmo assim será inferior ao gasto médio mensal. “É preciso força política para aumentarmos este teto”, reforçou Ghignatti

AÇÃO JUDICIAL – Uma terceira alternativa é ingressar com uma ação judicial buscando que o Ministério da Saúde aumente o repasse. “A coesão de todos os prefeitos em torno do mesmo assunto vai ser fundamental para o sucesso de nosso pleito. Isso é uma demonstração de força e engajamento para buscar solução”, sintetizou o prefeito.

Todos os prefeitos da região elogiaram o atendimento prestado pelo HCB e afirmaram que não podem perder o serviço, reconhecendo ao mesmo tempo que a suspensão do serviço acarretaria um grande problema social e para a saúde dos seus municípios.

Os números apresentados durante o encontro

– 2016 teve 793 casos de câncer na região da 8ª CRS

– 2016 teve acréscimo de 13% de paciente em tratamento de quimioterapia

– O câncer é a 2ª maior causa de óbitos na região

– Cachoeira é referência em oncologia para os municípios da 8ª CRS desde 11 de março de 2009, abrangendo uma população de 206.937 pessoas.

Pacientes devem vir com exames completos

Um dos pedidos feito aos prefeitos e secretários de saúde é que os pacientes que vem para atendimento oncológico no HCB devem vir com os exames completos e já com o diagnóstico indicativo de neoplasia. Hoje é preciso investir boa parte do valor gasto com o serviço na investigação que confirma ou descarta se o paciente está com câncer. De acordo com o Secretário Municipal da Saúde, Roger Gomes da Rosa, ao chegar ao serviço de oncologia o paciente já deveria estar com os exames todos prontos. No entanto, quando já faz parte do serviço de oncologia, até mesmo o pagamento de um hemograma precisa ser retirado deste recurso.

Os 12 municípios da 8ª CRS

– Arroio do Tigre