09 MAR 2017
HCB vai administrar a UPA

HCB vai administrar a UPA

Está definido: é o Hospital de Caridade e Beneficência de Cachoeira do Sul (HCB) que administrará a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município. A definição aconteceu no final da manhã desta quinta-feira (09) depois de um encontro que durou duas horas. Para isso o HCB cobrou R$ 600 mil, mesmo valor pedido há dois anos quando negociou com o governo anterior.

Não há prazo para a inauguração do serviço, pois o HCB terá que fazer a adequação da sala de raio x, que precisa de isolamento adequado e porta de chumbo. “Vai ser ainda este ano. Isso não temos dúvida mas não vamos dar data para não criarmos expectativas. Tudo será feito para que a UPA comece a funcionar o mais breve possível”, explicou Ghignatti

O hospital também precisa agora preparar a contratação da equipe que atuará na UPA, que inclui médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, assistente social, auxiliares administrativos, profissionais de limpeza, entre outros. Ao todo serão 62 novos postos de trabalho.

HABILITAÇÃO – A Prefeitura inicia agora também toda a preparação que cabe a ela para inaugurar o serviço. Isso inclui o pedido junto a RGE Sul para aumento da carga de energia elétrica no prédio e as liberações do Corpo de Bombeiros. Isso é necessário para abrir a UPA. Quando isso acontecer, a Prefeitura passa a receber R$ 100 mil mensais do Governo Federal. Após a habilitação, que acontece após a vistoria do Ministério da Saúde, a Prefeitura recebe mensalmente mais R$ 70 mil e o Governo do Estado inicia o repasse mensal de R$ 135 mil, somando R$ 305 mil. Caberá aos cofres municipais arcar mensalmente com R$ 295 mil.

Uma pergunta

O HCB pode ser contratado sem licitação?

Sim. Isso foi aprovado pela Câmara de Vereadores através da Lei Municipal 4.436/2016 de 21 de janeiro de 2016. A contratação tem aval positivo também do Conselho Municipal de Saúde.