02 OUT 2015
É hora da segunda dose da vacina contra o HPV para as meninas

As meninas com idade entre 9 e 11 anos que fizeram primeira dose da vacina contra o HPV devem ficar atentas pois, já está na hora de fazer segunda dose da imunização. Cachoeira do Sul tem1.821 meninas nesta faixa etária e a meta é imunizar pelo menos 80% delas. Na primeira etapa foram vacinadas 51,51%, o que representa 938 meninas.

De acordo com a enfermeira Andréa Santos, coordenadora da Vigilância Epidemiológica/Imunizações de Cachoeira do Sul, o mês de outubro será um período de mobilização para a vacinação contra o papilomavírus humano subtipos 6, 11, 16 e 18, com o objetivo de reforçar as atuais ações de prevenção do câncer do colo do útero.

A vacinação, conjuntamente com as atuais ações para o rastreamento do câncer do colo do útero, possibilitará prevenir a doença nas próximas décadas. Atualmente este agravo representa a terceira causa de morte por neoplasias entre mulheres no Brasil.

A vacina papilomavírus humano 6, 11, 16 e 18 (recombinante) – vacina HPV quadrivalente foi incluída na rotina do Sistema Único de Saúde (SUS), no Calendário Nacional de Vacinação em março de 2014, tendo como população-alvo naquele ano as meninas de 11 a 13 anos de idade.

Em março de 2015 iniciou a primeira fase da vacinação de meninas de 9 a 11 anos e agora estas meninas receberão a segunda dose desta vacina, que se encontra disponível em todas as unidades de saúde do município.

A Secretaria Municipal da Saúde está agendando também o retorno as escolas para vacinar as estudantes. É necessário portar a carteira de vacinação tanto para a imunização na escola quanto nos postos de saúde.

Andréa reforça que todos os esforços devem ser empreendidos para que altas coberturas vacinais sejam alcançadas, uma vez que a segunda dose da vacina é fundamental para garantir a proteção da adolescente contra o HPV. A terceira dose deve ser feita 5 anos após a primeira. Somente assim a imunização contra a doença será efetiva.

A enfermeira destaca ainda que, neste momento, é muito importante resgatar e vacinar adolescentes na faixa etária não vacinadas com a primeira dose e realizar a segunda dose em quem já iniciou o esquema melhorando as coberturas vacinais e homogeneidade de coberturas e aumentar a imunidade da população garantindo a redução da incidência de doenças imunopreveníveis sob vigilância no município.

Importante

Outro grupo que deve ser vacinado são mulheres portadoras de HIV com idade entre 9 e 26 anos.

Os números

População estimada na faixa etária:

– 9 anos – 580

– 10 anos – 606