14 NOV 2014
Secretaria Municipal da Saúde faz campanha informativa sobre o Novembro Azul

Seguindo a campanha mundial do Novembro Azul, conhecida mundialmente como “Movember”, a Secretaria Municipal de Saúde, através da coordenação das Ações Integradas de Saúde (Cais), fez abordagens com homens na Feira Livre Municipal na manhã desta sexta-feira.

Panfletando um informativo sobre a importância das consultas preventivas de doenças como câncer de próstata e câncer de testículos, além de outras doenças mais comuns nos homens, como hipertensão, diabetes, tabagismo, alcoolismo e cirrose.

Funcionários, odontólogos, agentes comunitários de saúde e enfermeiros atuaram pela manhã informando onde fazer as consultas, como fazer, quando devem ser feitas e principalmente sobre a necessidade de ter um acompanhamento.

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente forneceu 100 mudas de Hortência Azul, que foram distribuídas na atividade junto com os folders aos homens. O objetivo da distribuição da muda é que as Hortências florescem justamente no mês de novembro, fazendo com que haja uma lembrança não só do homem, mas da sua família, sobre a Campanha “Novembro Azul”.

Novembro Azul (Movember) – é uma campanha de conscientização realizada por diversas entidades no mês de novembro dirigida a sociedade e aos homens sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata e outras doenças masculinas.

Em vários países, o Movember é mais do que uma simples campanha de conscientização. Há reuniões entre os homens com o cultivo de bigodes (ao estilo Mário Brós), símbolo da campanha, onde são debatidos, além do câncer de próstata, outras doenças como o câncer de testículos, depressão masculina, cultivo da saúde do homem, entre outros.

O movimento surgiu na Austrália, em 2003, aproveitando as comemorações do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, realizado a 17 de novembro.