21/06/2017
Cachoeira se prepara para o 1º Estrelas do Laço

Cachoeira do Sul vai sediar entre os dias 20 e 22 de outubro o 1º Estrelas do Laço – O Rodeio das Mulheres, no Parque da Fenarroz, coordenado pela laçadora cachoeirense Leidilena Marques Festinalli. O projeto foi apresentado nesta terça-feira ao prefeito Sergio Ghignatti, ao vice-prefeito Cléber Cardoso e a Secretária de Educação, Ana Margarete Vivian Machado. O rodeio tem o objetivo promover a igualdade e a conquista do espaço da mulher campeira.

Leidilena explica que o evento será pioneiro no Estado e trará mulheres de várias regiões tradicionalistas e também de outros Estados como Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul. A coordenadora ressalta ainda que o rodeio terá diversos diferenciais que deve atrair a atenção que quem assistir as provas. “A mulher será o centro deste evento. Além das laçadoras, o rodeio terá mulheres na narração, no brete e no julgamento das armadas”, destacou.

HOMENS – Apesar de ser um rodeio essencialmente feminino, os homens também terão seu espaço. Leidilena explica que assim como nos rodeios tradicionais, onde há provas destinadas às mulheres, no 1º Estrelas do Laço também há disputas em que eles poderão participar. Leidilena enumera que eles podem participar do Crioulaço oficial da ABCCC, duelo de vaca mecânica e provas em dupla como prenda e peão, mãe e filho e filha e pai. O evento é apoiado pela Federação Gaúcha do Laço. Os valores de premiação e inscrição ainda não foram definidos.

O que terá do rodeio

– Laço mãe

– Laço mãe e filha

– Laço filha e pai