16 JUN 2017
Ghignatti leva pedido dos açougues para Governador Sartori

Ghignatti leva pedido dos açougues para Governador Sartori

O Prefeito Sergio Ghignatti não vem medindo esforços para auxiliar os açougues e fiambrerias com relação a legislação estadual que muda as regras de atuação para estes estabelecimentos. Ao saber que o Governador José Ivo Sartori estaria na região nesta sexta-feira para a inauguração de duas obras, Ghignatti reuniu os secretários de Meio Ambiente, Henrique Witeck e o de Agricultura, Ronaldo Tonet e foi ao seu encontro. E a iniciativa teve sucesso. Ghignatti conseguiu conversar com o Governador.

Sartori esteve primeiro em Novo Cabrais, onde inaugurou a interseção no acesso à cidade. Foi lá que Ghignatti teve o primeiro contato com o Governador. Ao apresentar-se, Sartori ainda comentou “mas tu já foi prefeito de Cachoeira, não é? Depois conversamos”. Assim que inaugurou a obra em Cabrais, Sartori inaugurou a ponte no km 153 da RSC 287, em Candelária. De lá ele seguiu para o Ginásio Jandira de Lima, na Vila Botucaraí. Foi lá que Ghignatti conseguiu conversar efetivamente com ele. O prefeito pediu que as portarias sejam reavaliadas pelos técnicos ou ao menos que exista um prazo para adequação dos estabelecimentos, o que hoje não existe. “Na segunda-feira o secretário de Agricultura Ernani Polo e o deputado estadual Edson Brum tem uma reunião para tratar sobre isso. Já sabemos desta questão e estamos buscando resolver”, explicou o Governador para Ghignatti.

SATISFEITO – Para Ghignatti, o encontro com Sartori foi de extrema importância e sucesso. “Ele foi agradável e receptivo ao nosso pedido. Inclusive durante o seu discurso oficial enfatizou que está atento a questão dos açougues e afirmou que buscará alternativas para aumentar pelo menos o prazo para fiscalização. A Prefeitura de Cachoeira do Sul está sendo parceira dos açougueiros na busca de solução para este impasse”, sintetizou o Prefeito.

Mais contatos

A vinda do Governador José Ivo Sartori a região trouxe também diversas lideranças políticas e o Prefeito Sergio Ghignatti se empenhou em estreitar relações com todos que pudessem auxiliar em alternativas para amenizar a nova lei dos açougues. Ghignatti conversou com o deputado estadual Adolfo Brito, que é presidente da comissão de agricultura da Assembleia Legislativa e conseguiu o apoio do deputado, que pediu apenas que a Prefeitura de Cachoeira do Sul formalize o pedido. O Coordenador Regional da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação, Luiz Carlos Torres de Freitas, informou a Ghignatti que tramita na Assembleia um projeto que prevê a terceirização de veterinários para o Serviço de Inspeção Municipal (SIM). Se aprovado, os profissionais serão pagos pelo Estado para atuarem junto as Prefeituras. Ghignatti pediu também apoio da primeira-dama do Estado, Maria Helena Sartori, para que auxilie no debate sobre a nova legislação dos açougues.