13 JUN 2017
Residentes mudam-se da Casa Perpetuo Socorro

Na última sexta-feira(09) aconteceu a mudança dos residentes da Casa Geriátrica Perpetuo Socorro na zona norte da cidade para uma nova moradia. Sob intervenção da Prefeitura Municipal de Cachoeira do Sul desde agosto de 2016, por determinação do prefeito Sérgio Ghignatti, assumiu no último mês de abril como interventora da casa geriátrica a diretora da Secretaria do Trabalho e Ação Social(STAS), Ani Frey.

Seu primeiro desafio foi reintegrar os residentes com seus familiares em suas localidades. De 87 residentes após a reintegração dos mesmos ficou somente 10, que nesta sexta-feira mudaram-se para uma nova moradia na Rua Aparício Borges, no Bairro Ponche Verde. “Lá eles terão uma moradia digna, que será denominada agora de Residencial Cachoeira” destacou Any.

NOVA – Conforme uma lei do ano de 2002, as casas geriátricas não devem admitir pessoas com menos de 60 anos. Na Perpétuo Socorro, além do elevado número de pessoa, havia também pacientes psiquiátricos, o que é considerado ilegal. O Residencial Cachoeira, possui quatro quartos, cozinha ampla e confortável, lavanderia, dois banheiros e uma área na frente e outra nos fundos, o que possibilita aos residentes se deslocarem com conforto.

Mais sete pacientes devem ir embora

Dos dez residentes, três são de Cachoeira do Sul e os demais as autoridades competentes de outros municípios estarão em Cachoeira na próxima semana para levar os mesmos para as cidades de origem.

A promotora Maristela Schneider e o Juiz Afonso Beltrame estão acompanhando o processo desde o início. De acordo com Ani Frey, os Municípios que não buscarem os seus pacientes correm o risco de serem multados.

O valor do aluguel do Residencial Cachoeira será de R$ 1.500,00 mensais, sendo que anteriormente na Casa Perpétuo Socorro custava de R$ 2.800,00. A Prefeitura de Cachoeira do Sul tem um custo mensal médio de R$ 25 mil, sendo que 70% do benefício é depositado em nome da Prefeitura e o restante 30% aos próprios residentes.

EQUIPE DE ATENDIMENTOS AOS RESIDENTES

1 Psicólogo