06 JUN 2017
Prefeito assina decreto de emergência para Cachoeira do Sul

O Prefeito Sergio Ghignatti assinou na manhã desta terça-feira (06) o Decreto 28/2017 que declara situação de emergência em Cachoeira do Sul nas áreas do Município afetadas pelas inundações. O decreto e o parecer técnico e o Formulário de Informação de Desastre (FIDE) feito pela Defesa Civil de Cachoeira do Sul, seguem agora para a ser homologado pelo Governo do Estado e pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil. Cachoeira do Sul é a 53ª cidade gaúcha a decretar emergência devido às fortes chuvas, que devem voltar ao Rio Grande do Sul na próxima quinta-feira de acordo com as previsões meteorológicas.

O Rio Jacuí subiu até atingir a marca de 23,94 metros em 1º de junho, sendo 5,95 metros acima do seu nível normal. Com o alto nível do Rio Jacuí, comunidades ribeirinhas da zona urbana e rural do município foram atingidas pela inundação, sendo necessária a remoção de 66 famílias. Destas, 31 foram para o abrigo provisório no Parque da Fenarroz e as demais para cadas de familiares. Além disso, estradas e pontilhões foram danificados pelo alto volume de água. Foi necessária ainda a interrupção das aulas em quatro escolas municipais (Nossa Senhora de Fátima, Emília Vieira da Cunha, Francisco de Souza Machado e Júlio de Castilhos). Ainda há impacto financeiro no setor agropecuário e riscos para os moradores das regiões ribeirinhas devido à possibilidade de contaminação da água e do solo.

AUXÍLIO – Os danos e prejuízos decorrentes do evento adverso comprometem a capacidade de resposta econômica do Poder Público Municipal, o que implica na necessidade de auxílio financeiro complementar por parte do Governo Federal para ações de socorro e assistência à população. Com o reconhecimento federal do Decreto de Emergência, a expectativa é de obter a possibilidade de antecipação de benefícios da Previdência Social, FGTS, auxílio do Exército Brasileiro para ações de resposta e ajuda humanitária e reconstrução de estradas, pontilhões e pontes e renegociação de dívidas junto a instituições bancárias de atendimento ao produtor rural.

Importante

Na medição feita às 7h desta terça-feira (06) o Rio Jacuí estava com 22,92 metros.

Os danos materiais causados pela inundação

– 66 residências atingidas

– Rachadura em meio a pista de rolagem da Ponte do Arroio Botucaraí

– Danos na cabeceira da Ponte do Arroio Nicolau