24 MAI 2017
Prefeitura apresentou o Plano Plurianual

Na manhã desta quarta-feira (24) aconteceu a audiência pública onde a Prefeitura Municipal de Cachoeira do Sul apresentou a comunidade o Plano Plurianual (PPA) para os exercícios financeiros de 2018/2021. O encontro foi na Casa da Cultura Paulo Salzano Vieira da Cunha com a presença da Secretária da Fazenda, Viviane Dias, que fez a apresentação das primeiras propostas das secretarias e conselhos municipais referentes ao PPA.

Ronaldo Tonet, Secretário da Indústria e Comércio, Agricultura e Interior, Júlio Bittencourt do Planejamento e diretores de secretarias também participaram da apresentação ao lado também do presidente do Sindicato Rural de Cachoeira do Sul, Fernando Cantarelli e representantes de Conselhos Municipais.

CONCEITOS E OBJETIVOS DO PPA

Consiste em um planejamento tático tendo o período de quatro anos como vigência e que passa a vigorar a partir do segundo exercício financeiro do mandato do governante(2018), até o primeiro exercício do governo subsequente(2021).

O Plano Plurianual(PPA) de um município é, portanto, o instrumento de planejamento estratégico de suas ações, dele deriva as Leis de Diretrizes Orçamentárias(LDO) e as Leis de Orçamentos anuais(LOA). Estes planos cabem aos agentes públicos a plena utilização dos mesmos para as melhorias da ação governamental. Foram enumeradas várias propostas de todas as secretarias municipais. O Plano está em fase de elaboração com planejamentos táticos e tem até a próxima sexta-feira para o encerramento do recebimento das demais propostas. Na próxima terça-feira (30), será apresentado na Câmara Municipal de Vereadores as 10 horas o Plano Plurianual (PPA) pronto. “Hoje fizemos o convite a sociedade civil para o planejamento de políticas públicas para o nosso município. Na próxima semana vamos apresentar o PPA pronto a toda a comunidade”, destacou Viviane Dias.