18/05/2017
Cachoeira cada vez mais perto de fazer a gestão do seu lixo

Cachoeira do Sul e algumas cidades da região estão cada vez mais perto de conseguir fazer a gestão final do seu lixo. O encontro desta semana foi o momento de apresentação do projeto para integrantes das secretarias de Administração, Meio Ambiente e Jurídica, também com a presença do vice-prefeito Cléber Cardoso.

Hoje, a empresa Conesul é responsável por recolher o lixo, levar até o transbordo e depois transportar até o depósito em Minas do Leão. Com a ideia é contratar quem preste o serviço em forma de comodato, ficando ela com a responsabilidade de dar destino final aos resíduos, expectativa é de reduzir em R$ 100 mil por mês os gastos com lixo em Cacheira. O gerenciamento da máquina deve ser feito por uma Oscip.

O diretor executivo do Consórcio Intermunicipal Vale do Jacuí, Vanoir Koehler, explica a contratação deste serviço traz inúmeras vantagens aos municípios. Entre elas, ele enumerou: a responsabilidade que a Oscip terá com a máquina caso ela estrague, a economia de gastos com lixo e a geração de empregos e impostos. Koehler ressalta que os municípios mais próximos de Cachoeira do Sul que devem participar deste consórcio é Novo Cabrais e Cerro Branco.

MÁQUINA – O equipamento tem capacidade de triar até 100 toneladas de lixo/dia. Cachoeira gera 50 toneladas por dia. Já Cerro Branco tem em média 910 quilos e Novo Cabrais gera 630 quilos por dia. Além da triagem do lixo, a máquina tem capacidade ainda de triturar restos de poda ou qualquer outro resíduo verde, transformando em material orgânico par adubo.

Proposta em 15 dias

No último encontro, o responsável pela máquina, o engenheiro mecânico Ivan Weschenfelder, definiu que retornará a Cachoeira do Sul para um novo encontro com o consórcio em 15 dias. Nesta nova reunião será tratado o valor que será cobrado pela prestação do serviço e também para acertos técnicos e ambientais.