05 JUN 2018
MEIO AMBIENTE
Dia Mundial do Meio Ambiente celebrado pela mais jovem das secretarias municipais

Nesta terça-feira, quando se comemora o Dia Mundial de Meio Ambiente, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) de Cachoeira do Sul, mais jovem de todas elas, criada em 29 de dezembro de 2010, também comemora as conquistas que teve nos últimos. A equipe que começou com 6 profissionais, hoje possui uma equipe multidiciplinar que soma 60 servidores que atuam em diversas áreas, indo desde o trabalho técnico até o de preservação e cuidado com as praças do município.

Uma das mudanças que a SMMA trouxe para a comunidade foi a possibilidade de emissão de licenciamentos ambientais diretamente em Cachoeira do Sul, agilizando os processos que antes precisavam ser liberados pela Fundação de Proteção Ambiental (Fepam), órgão do Governo Estadual. “Isso permitiu que liberações que antes demoravam vários meses, as vezes até mesmo anos, ficassem prontas em um espaço bem menor de tempo e com a facilidade de ser no próprio município, sem deslocamento para Porto Alegre”, explica o diretor, Alexsander Radiske.

Outra conquista da SMMA é a administração do Zoológico Municipal, que antes estava sob os cuidados do Núcleo da Cultura. O Zoo de Cachoeira é um dos mais conceituados do Rio Grande do Sul com 105 animais entre aves, répteis e mamíferos. De acordo com o chefe Alisson Boyink, a equipe trabalha para torná-lo o melhor mini zôo do Rio Grande do Sul. Com a ida da secretaria para o mesmo espaço do zoológico, o movimento ainda aumentou, pois muitas pessoas ao irem à secretaria, aproveitam para conhecer o local. Alisson afirma que chegam a receber mais de 3 mil visitantes por mês. A SMMA tem a responsabilidade também de gerenciar o Horto Municipal que fica em Três Vendas e produz anualmente cerca de 70 mil mudas das mais diversas árvores. Parceira do Jornal do Povo e do Totem na Campanha “Cubra Cachoeira do Verde”, a SMMA entregou na Feira Livre Municipal neste Dia Mundial do Meio Ambiente 3 mil mudas de árvores.

LIMPEZA PÚBLICA – Uma das maiores missões já enfrentadas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente está preparação do estudo completo para a licitação da coleta de lixo em Cachoeira do Sul. O trabalho iniciou em 2017 e está entrando na reta final. Todo o trabalho desde a coleta do lixo até a sua destinação final passará por processo licitatório e por isso uma complexa pesquisa está sendo feita para garantir a prestação de um serviço de qualidade para a comunidade. “Nossa secretaria se dedica há vários meses a este trabalho. Não tem feriado, sábado ou domingo. Estamos focados nesta missão e dando nosso melhor para que o processo licitatório aconteça em breve. Sabemos o quanto a prestação deste serviço é importante para comunidade cachoeirense”, frisou o secretário de Meio Ambiente, Ronaldo Trojahn.

Projeto da SMEd em parceria com o Meio Ambiente rendeu o Prêmio Gestor Público

Os projetos ambientais propostos pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente juntamente com a Secretaria Municipal de Educação (SMEd) buscam despertar a conscientização da coletividade sobre a importância de um ambiente ecologicamente equilibrado, proporcionando mudanças de hábitos e atitudes através de ações práticas e participativas em todas as modalidades do processo educativo formal e não formal no município de Cachoeira do Sul.

Entre estes projetos está o “Alimentação saudável – plante esta ideia”, que trabalha com alunos da rede municipal desde a preparação do solo para o cultivo da horta até o preparo dos alimentos de forma que os alunos façam parte de todo o processo. Esta iniciativa foi reconhecida em novembro pelo Sindifisco em 2017 com a conquista do troféu Prêmio Gestor Público.

Os projetos ambientais da SMEd e SMMA e seus objetivos

– Concurso Fotográfico “O meio ambiente no meu ponto de vista”: despertar nos alunos um novo olhar sobre os espaços ambientais do município.

– FEMA – Fórum Estudantil do Meio Ambiente: contribuir na formação de alunos a consciência da influência de suas ações para com o ambiente em que vive.

– De bem com o Rio Jacuí e sua biodiversidade: alertar os alunos sobre a importância da conservação da flora e fauna que formam a biodiversidade do Rio Jacuí, bem como da manutenção da mata ciliar.

– Trilhas ecológicas no Rio Jacuí: promover aos alunos o contato direto com a biodiversidade das matas ciliares do Rio Jacuí, e observar a intervenção do homem no ambiente.

– Concurso de Desenho “Trilhas ecológicas no Rio Jacuí”: Culminar a atividade das Trilhas com um concurso de desenho sobre o tema

– Ecoescola do campo: Promover nas escolas do campo, melhoria de pátios escolares, cultivo de hora, ajardinamento, coleta seletiva e promover palestras de conscientização e atitudes ecológicas

– Formação em Educação Ambiental: Capacitar professores da rede pública, das diferentes áreas para um trabalho interdisciplinar na área de educação ambiental

– Campanha de consumo consciente – Adote esta ideia: Estimular a comunidade cachoeirense a desenvolver o hábito de consumo consciente e do uso da sacola retornável, tendo consciência do dano que a sacola plástica causa ao meio ambiente