27 OUT 2017
ECOFEIRA e Mostra Pedagógica Infantil movimentam a Feira Livre

A Secretaria Municipal de Educação e a Secretaria de Meio Ambiente promoveram nesta quinta-feira(26) na Feira Livre Municipal Ivo Renê Garske dois eventos escolares da rede municipal de Cachoeira do Sul.

Cerca de 150 alunos apresentaram trabalhos de experiência ambiental e pesquisa livre dentro dos projetos Ecofeira Multidiciplinar: por um planeta melhor e Mostra Pedagógica Infantil: reutilizar brincando, que tiveram a coordenação de Silvane Peruffo e Talita Buiz e suas equipes.

Ao meio dia oferecido um almoço a todos alunos e professores das escolas através da parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, feito pelo cozinheiro Renato Pinheiro.

MOSTRA PEDAGÓGICA INFANTIL – reutilizar brincando!

OBJETIVO:

É incentivar a criatividade dos alunos do ensino fundamental dos anos iniciais e educação infantil, estimulando o interesse em aprender novos saberes, e despertar na criança a importância da reutilização de materiais que seriam jogados no lixo para o meio ambiente.

Participaram alunos do 1º ao 4º ano das Escolas Municipais Taufik Germano, Jenny Figueiredo Vieira da Cunha, Dora Abreu, Ataliba Brum e Aldo Porto dos Santos.

TRABALHOS APRESENTADOS

Brincando Reciclando, Almofadas Divertidas, Explorando as Cores, Cuidando do Meio Ambiente, Transformando Arte em Lixo – Árvores de Natal, Arte com Rolinho de Papel Higiênico – Cesta de Páscoa e Brincando com Arte – Bolsa.

ECOFEIRA multidisciplinar – por um planeta melhor!

OBJETIVO:

Estimular o gosto pela pesquisa e despertar a curiosidade dos alunos através da elaboração e execução de projetos.

Participaram alunos do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental das Escolas Municipais Imperatriz Leopoldina, Taufik Germano, Mário Godoy Ilha, Emília Vieira da Cunha, Nossa Senhora de Fátima, Dora Abreu, Francisco de Souza Machado e Aldo Porto dos Santos.

TRABALHOS APRESENTADOS:

Valorização a Produção de pequenas Propriedades na Zona Rural do Município.

Energia Eólica, Fungos, Conservação do Bombril, Carvão Vegetal, Reação de Saponificação, Cultura e Preservação dos Chás, Alcolismo na Adolescência, Alimentação Saudável, O Consumo e o Risco das Drogas na Adolescência e na Gravidez, Galinheiro Escolar, Da Escola ao Nobel – Relógio Biológico, Muito Além dos Alimentos, Biodiversidade na Região da Mineração, Recimaticando, Higienização e Aproveitamento dos Alimentos, Adubos Orgânicos, O Consumo de Produtos Industrializados pelas Crianças da Nossa Escola, Alimentos Orgânicos – Hortaliças e Barquinho POP e as Transformações de Energia.

PREMIAÇÃO:

Todos os alunos das escolas participantes foram contemplados com medalhas e certificado de participação.

Os melhores trabalhos da ECOFEIRA multidisciplinar das escolas municipais receberam troféus.

OS VENCEDORES:

CATEGORIA EXPERIÊNCIA / AMBIENTAL

1º lugar : EMEF Francisco de Souza Machado

Título do Trabalho: Adubos Orgânicos

2º lugar: EMEF Aldo Porto dos Santos

Título do Trabalho: Barquinho POP e as Transformações de Energia

3º lugar : EMEF Imperatriz Leopoldina

Título do Trabalho: Valorizando a Produção de Pequenas Propriedades na Zona Rural do Município de Cachoeira do Sul.

CATEGORIA PESQUISA / LIVRE

1º lugar : EMEF Taufik Germano

Título do Trabalho: Carvão Vegetal

2º lugar: EMEF Nossa Senhora de Fátima

Título do Trabalho: Muito Além dos Alimentos

3º lugar: EMEF Aldo Porto dos Santos

Título do Trabalho: O Consumo de Produtos Industrializados pelas Crianças da Nossa Escola.