20 ABR 2017
Assinado o convênio para o HCB administrar a UPA

Foi assinado na manhã desta quinta-feira (20) o convênio que firma parceria com o Hospital de Caridade e Beneficência (HCB) para administrar a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município. E a abertura da unidade já tem data para acontecer: solenidade de inauguração será em 19 de julho e o primeiro plantão será em 20 de julho, atendendo ao prazo 90 dias para o início das atividades como prevê o convênio.

De acordo com o administrador do HCB, Luciano Morschel, o prazo é necessário porque ainda há revisões de elétricas e de equipamentos que precisam ser feitas para que todo o sistema fique pronto e padronizado para receber a visita do Ministério da Saúde para a qualificação do serviço. “Cumprimos hoje uma etapa importante diante de um momento histórico para o município. É mais um passo para abrir um serviço que esperamos que faça diferença na cidade. Vamos abrir a UPA para que ela nunca mais se feche”, espera Morschel.

INICIATIVA – O provedor do HCB, José Francisco Cardoso Silveira, deu parabéns ao prefeito pela iniciativa e por se comprometer com a abertura do serviço. “Nós entramos como prestadores de serviço, mas os méritos por todo o esforço em fazer com que a UPA se tornasse uma realidade é do prefeito Ghignatti”, destacou.

HCB parceiro em hora difícil

O Prefeito Sergio Ghigantti enfatizou a importância do HCB ser parceiro em um momento difícil com relação a economia. Ghiganatti ressaltou que HCB inaugura a UPA de maneira eficiente, dando uma injeção de otimismo e fazendo o trabalho acontecer de forma responsável em Cachoeira do Sul. “Vivemos um momento muito importante para a saúde do Município, oferecendo para a comunidade a saúde que a população tanto precisa”.

O vice-prefeito, Cléber Cardoso, lembrou que é constante ver processos em que empresas participam de licitações ou concorrências e não honram os compromissos que assumem e por esse motivo fica feliz em saber que quem vai assumir a administração da UPA é o HCB, que tem credibilidade em prestação de serviços. “Isso nos deixa tranquilos”, sintetizou Cléber.

1º ATENDIMENTO – O Secretário Municipal de Saúde, Roger Gomes, salienta que a UPA chega para evoluir o serviço de urgência e emergência em Cachoeira do Sul, oferecendo o primeiro atendimento, diagnóstico e o início do tratamento. Roger destacou ainda que o HCB abraçou muitos pontos para que a UPA pudesse ser inaugurada em 90 dias. Além disso, os médicos poderão ficar tranquilos que sempre terão o HCB como referência quando necessitarem.

Importante

O HCB planeja ter 62 servidores em sua equipe da UPA. Alguns serão contratados e outros remanejados do próprio hospital. A coordenação da UPA deve ficar a cargo de um profissional da área de enfermagem.

Atenção

Quando a UPA abrir, a Prefeitura passa a receber R$ 100 mil mensais do Governo Federal. Após a habilitação, que acontece após a vistoria do Ministério da Saúde, a Prefeitura recebe mensalmente mais R$ 70 mil e o Governo do Estado inicia o repasse mensal de R$ 135 mil, somando R$ 305 mil. Caberá aos cofres municipais arcar mensalmente com R$ 295 mil para completar os R$ 600 mil que custará o serviço mensalmente. Para garantir que o repasse Estadual e Federal aconteçam, a Procuradoria Jurídica de Cachoeira do Sul vai informar a Justiça Federal a abertura da UPA e pedir que eles sejam intimados para que os repasses aconteçam o mais breve possível.

Uma pergunta

O HCB foi contratado sem licitação?

Sim. Isso foi aprovado pela Câmara de Vereadores através da Lei Municipal 4.436/2016 de 21 de janeiro de 2016. A contratação tem aval positivo também do Conselho Municipal de Saúde.