21 JUL 2017
Meio Ambiente trabalha para um Cempra cada vez melhor

Desde que foi criado, o objetivo é melhorar cada vez mais as condições do Centro Municipal de Proteção Animal de Cachoeira do Sul (Cempra), que fica em Três Vendas. Atualmente estão abrigados 320 cães, 38 gatos e 8 cavalos. Para dar conta de todos estes animais, recentemente foram nomeados dois servidores para o cargo de apreensor, que atuam nos cuidados com os bichos, alimentação e limpeza dos ambientes.

Além disso, 12 novas baias foram construídas para instalar os animais de forma mais confortável, somando agora 80 espaços. De acordo com o coordenador do Cempra, Moisés Gastaldi Batista, cinco servidores mais um veterinário atuam no Cempra. Um dos cuidados da equipe é que todos os animais recebam um chip assim que chegam, o que será para sempre a sua identificação, mesmo após adotados ou voltarem para suas casas, como acontece as vezes com os cavalos.

REDE DE ÁGUA – Uma das melhorias feitas recentemente foi a da rede de água potável, que beneficia além do Cempra também o Horto Florestal e moradores do Patronato. A rede era antiga e apresentava problemas constante de rompimento e perda de água. O trabalho foi feito pela equipe da Secretária de Meio Ambiente e Secretaria de Interior.

125 quilos de ração por dia

Para alimentar todos os animais abrigados no Cempra, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente precisa de cerca de 125 quilos de ração diariamente, o que corresponde a mais 3,5 toneladas por mês. Moisés explica que quase todos os bichos são adultos e por isso a adoção se torna mais difícil. “As pessoas buscam filhotes ou ao menos cães jovens. Com estas características temos apenas os filhotes de cadelas que já chegam prenhas. Mas eles logo recebem um novo lar”, justifica.

Todos os cães machos abrigados no Cempra são castrados. Além disso, eles recebem todos os cuidados para que nenhum fique doente. Para garantir ainda mais a saúde dos animais, a meta é agora fazer piso nas baias que ainda não tem. Hoje há piso apenas no gatil e em três galpões, onde uma parte é destinada aos animais mais velhos e debilitados e outra para depósito. Há um espaço reservado também para os cães ferozes, que precisam ficar separados

Visitação

Os animais do Cempra podem ser visitados para adoção de segunda a sábado, das 13h30min às 16h.