13 JUN 2016
HORTO FLORESTAL CONVIDA COMUNIDADE A CONHECÊ-LO

Secretaria Municipal de Meio Ambiente esclarece sobre Horto Florestal Municipal, em resposta a matéria do Jornal do Povo de 11 e 12 de junho de 2016.

Sobre a produção de mudas.

A fim de esclarecimento, a Prefeitura Municipal através da SMMA informa que, de fato, houve uma queda na produção de mudas junto ao Horto Florestal, principalmente em decorrência de fatores climáticos que afetaram não apenas a produção de mudas do Horto, mas a produção agropastoril do município como um todo. Em seis meses, ocorreram quatro situações de Emergência, sendo uma delas o granizo de 14 de Outubro de 2016, que danificou estruturas do Horto Florestal, como sementeiras de germinação de mudas, estufa de produção e canteiros de mudas. Com o trabalho de recuperação realizado pelos técnicos e servidores do Horto Florestal, sendo que no local trabalham dois servidores com acompanhamento do Técnico Agrícola Alexsander Radiske e do Engenheiro Florestal Cristiano Pizarro Trojhan, foi realizada a recuperação de mudas, novas semeaduras, repicagens e novas plantios. O Horto produziu até junho de 2016, aproximadamente 30 mil mudas, e tem em semeaduras aproximadamente 120 mil mudas.

Abandono?

Quanto à afirmação de abandono e de que o Horto teria sido deixado de lado utilizando-se de uma placa precária e desbotada, a informação não condiz com o trabalho já executado, pois foi refeita a estufa de produção, estruturas das sementeiras e demais serviços acima descritos que, por lógica, foram priorizados, em lugar da recuperação de uma placa que não altera a produção do local. O Horto possui uma placa interna visível da estrada, com o nome do local em madeira e com um pequeno jardim ao redor, que foi ignorada pela matéria.

Profissionais

Além do Chefe do Horto Florestal Municipal, Alexander Radiske que é Técnico Agrícola, o Horto conta ainda com o suporte do Setor Florestal com Engenheiro Florestal e Biólogos, que orientam servidores que atuam no local desde a criação do Horto em 1983, com reconhecido trabalho, como já foi amplamente divulgado em dezenas de matérias do próprio Jornal do Povo sobre o “Cubra Cachoeira de Verde”.

Cubra Cachoeira de Verde

Quanto ao Tópico que denuncia riscos a uma Campanha de suma importância para o Município, cabe destacar que mesmo diante dos danos causados principalmente pela ação do granizo e diante do tempo insuficiente para a produção de novas mudas, a Campanha não foi afetada, pois o trabalho de recuperação de mudas foi possível, realizado pelos servidores do local. Dessa forma, garantiu-se um significativo aporte de mudas para todos os projetos previstos, não apenas o Cubra Cachoeira de Verde como todas as demais campanhas e atividades realizadas com as mudas do Horto, como projetos ambientais nas Escolas do Município, recuperação de áreas degradadas, recomposições florestais a cargo do município, atendimento a entidades, associações e a população em geral, bem como atendimento a cidades da região que solicitaram mudas.

Importante

A proposta de redução de mudas aconteceu em reunião do “Cubra Cachoeira de Verde”, com a intenção de desenvolver a sustentabilidade e o manejo correto, desenvolvendo a posse responsável também sobre a arborização. O plantio e manejo sem orientação técnica se comprovam diariamente junto ao Setor Florestal da SMMA, diante de pedidos de supressão e podas desnecessários, bem como em ações de fiscalização.

Orientações

A SMMA disponibilizou técnicos para realização de oficinas de plantio,manejo e condução e poda dentro da Campanha Cubra Cachoeira de Verde, contribuindo para um melhor aproveitamento dos exemplares e também em uma vida saudável à árvore e sua harmonia com a urbanização. A SMMA informa que hoje existem, ainda, mais de 20 mil mudas de árvores à disposição da comunidade, dos projetos ambientais e campanhas.

Diversificação de Espécies

Quanto à quantidade de espécies, a SMMA esclarece que a produção está se voltando a exemplares de árvores nativas que seriam a base de um projeto de recomposição florestal e de um ecossistema equilibrado, tendo atualmente cerca de 63 espécies, fora as plantas, flores ornamentais e exóticas que são utilizados para paisagismos em praças e escolas, reduzindo a produção de árvores invasoras.

Sobre a Reportagem do JP

A SMMA esclarece que a repórter ligou para a Secretaria pedindo algumas informações por telefone devido a alguns leitores não terem conseguido trocar seus cupons no dia da Campanha. Por telefone, em conversa com o Secretário, no qual a mesma solicitou falar com o Chefe do Horto, Edson a informou que o granizo afetou sim a produção e que Alexander não estava no momento. Em ligação para Alexander Radiske a mesma foi informada que o Horto possui mudas à disposição da comunidade e que a SMMA trará as mudas do Horto como faz para todas as campanhas e ações até o final de agosto, período indicado para o plantio.

Horto Aberto à Comunidade.

A Prefeitura Municipal, através da Secretaria do Meio Ambiente, esclarece que o Horto Florestal Municipal Acido Witeck está aberto a visitações e ações de educação ambiental, mediante agendamento, para que o cidadão aprenda sobre a produção de espécies nativas, exóticas e ornamentais, bem como seu manejo. Contato através do telefone (51) 37246044 ou pelo Email: smma.cachoeira@gmail.com