10/03/2017
Prefeitura de Cachoeira e Candelária unidas para construir pontes

O Prefeito Sergio Ghignatti e o prefeito de Candelária, Paulo Robertp Butzge assinaram neste sexta-feira (10) um convênio para a recuperação de duas pontes que fazem divisa entre os municípios. A primeira é a ponte que liga as comunidades do Bom Retiro – Candelària e Várzea do Botucaraí – Cachoeira do Sul que já está com obras em ritmo acelerado. A ponte tem uma extensão atual de 40 metros e será alongada em alguns metros nas cabeceiras.

A parceria é ampla pois envolve além das prefeituras também agricultores e empresários destas comunidades, já que a ponte é essencial para o escoamento da safra de cereais. A execução da reforma conta também com o apoio do Exército, que deslocou um caminhão guincho para agilizar o serviço, visto que a ponte foi confeccionada com trilhos de trem e cantoneiras que dão suporte ao estrado de madeira. Por isso é necessário suspender a estrutura de ferro para realizar os ajuste nas estacas de sustentação. O custo da obra está estimado em R$ 60 mil.

ACORDO – Pelo acordo a a Prefeitura de Cachoeira do Sul coordena a reforma e entra com a mão de obra, equipamentos e madeiras roliças e também o corte das toras em sua serraria. Este custo está estimado em R$ 30 mil. Os agricultores e empresários apoiam com mão de obra, transporte de toras e equipamentos (RS 10 mil). Já a Prefeitura de Candelária fornece a madeira para a reforma da ponte. Para isso foi adquirido árvores de eucalipto de agricultores e estas foram desmembradas em pranchas, linhas, barrotes e tábuas na serraria da Prefeitura de Cachoeira do Sul. (R$ 20 mil)

Outra ponte fica para depois da safra

O mesmo convênio vale também para a reforma da ponte que liga Bom Retiro- Candelária ao Bosque- Cachoeira do Sul. Esta ponte fica a 10 quilômetros de distância da anterior e ainda está e condições de uso mas receberá melhorias após o final da safra.

Importante

As tratativas para esta parceria foram conduzidas pela Secretaria Daniela Santos e pela chefe de obras da Secretaria de Interior, Carolina Larrondo de Cachoeira do Sul e pelo prefeito Paulo Butzge, que designou o chefe de Gabinete Lucas Michel e o diretor da Secretaria de Obras Albino Gewehr para agilizar as tratativas por Candelária .

Custos

A parceria agilizou o serviço e gera uma grande economia de recursos, visto que uma reforma de uma ponte desta dimensão não seria feita por menos de R$ 150 mil caso fosse necessário licitar a obra.