07 MAR 2017
Medidas de economia propostas pelo vice deram certo

Medidas de economia propostas pelo vice deram certo

As medidas de economia propostas pelo vice-prefeito Cléber Cardoso deram certo e superam as expectativas já no primeiro mês de governo. A meta inicial era uma economia de cerca de R$ 30 mil mensais, mas Cléber conseguiu muito mais que isso e já no primeiro mês atingiu R$ 78 mil de economia em água, luz, telefone e combustível, comparando os meses de janeiro de 2016 e janeiro de 2017. Apenas o gasto com combustível ainda não está finalizado, mas dados preliminares mostram que somente ali serão R$ 30 mil de economia.

Em percentual, a maior economia foi na contas de água que baixou 52% em janeiro deste ano com relação a janeiro do ano passado. Cléber destaca que os servidores municipais é que merecem os créditos por esta economia, já que coube a cada um colaborar para esta redução de gastos. “O valor que economizamos já no primeiro mês de governo equivale a mais de 1% da folha de pagamento mensal. Parece pouco, mas cada economia que fizemos é fundamental para os cofres das Prefeitura”, explica o vice-prefeito.

MANTER E MELHORAR – Cléber enfatiza que agora a meta é manter a economia que já vem sendo feita e reduzir ainda mais no que for possível. “Estes são os dados do nosso primeiro mês de economia. Vamos agora analisar conta por conta para ver em quais ainda pode haver redução. Sabemos agora que os servidores são nossos parceiros e entenderam a necessidade e importância de economizar. São pequenos atos diários de economia que garantem estes resultados”, sintetiza Cléber.

As orientações

Luz (Secretarias, escolas e iluminação pública)

– Gasto em janeiro de 2016 – R$ 240.665,88

– Gasto em janeiro de 2017 – R$ 209.465,74

– Redução de 12,96%

– Medidas de contenção: desligar as luzes ao deixar o ambiente e ao encerrar o turno de trabalho e fazer um levantamento para que as lâmpadas comuns sejam substituídas por LED.

– Gasto em janeiro de 2016 – R$ 19.318,91

– Gasto em janeiro de 2017 – R$ 16.064,75

– Redução de 16,84%

– Medidas de contenção: redução das linhas abertas nas secretarias e adoção de planilha para que servidores anotem as ligações feitas

Combustível

Os valores ainda não foram concluídos, mas a previsão é de uma economia de R$ 30 mil. A média mensal era de R$ 157.223,00

– Medidas de contenção: que cada secretaria tome o cuidado de não ir várias vezes ao mesmo local levar servidores ou materiais (fazer antes um check list). Será feito também um estudo da viabilidade para colocação de chip para controle via GPS dos veículos.

Água

– Gasto em janeiro de 2016 – R$ 27.672,15

– Gasto em janeiro de 2017 – R$ 13.099,42

– Redução de 52,61%

– Medidas de contenção: cada secretaria terá que avaliar o que pode ser feito para reduzir os gastos.