07 JUN 2016
OBRAS
Vidas Preservadas: Caem consideravelmente as ocorrências de acidente de trânsito em Cachoeira

O primeiro quadrimestre de 2016 registrou 32,02 % de queda no número de acidentes de trânsito na cidade. A boa notícia foi divulgada durante atividade desenvolvida na manhã desta última segunda-feira,06/06, quando o agentes tiveram uma atividade de formação continuada desenvolvida pelo Sargento  Tiago da Silva Matias do 35 Batalhão de Policia Militar de Cachoeira do Sul e a Delegada da Polícia Civil, Fabiane Bittencourt, que abordaram temas referentes à atualização da legislação sobre crimes de trânsito.

Segundo dados do Cartório de trânsito do 35 BPM de Cachoeira do Sul, o ano 2015 fechou com uma redução de 11,88% menos acidentes de trânsito comparado com o ano de 2014.

Porém, no primeiro quadrimestre de 2016 ( janeiro a abril ) a queda no número de acidentes evoluiu para 32,02%, em comparação ao mesmo período no ano passado. Só no mês de abril, o índice chegou a 40%. a menos no total de acidentes. Até a aferição divulgada a AV Brasil continuava sendo a campeã em números de acidentes, mas com as novas intervenções na sinalização horizontal e vertical e a instalação do um novo semáforo estima-se que o número de acidente deva diminuir consideravelmente, também nesta via.

O Prefeito Neiron Viegas comemora os números positivos e destaca o trabalho desenvolvido pela equipe do Setor Municipal de Trânsito: “Isto mostra que quando se aposta em trabalho técnico e profissionalismo e não se deixamos levar pelas críticas destrutivas quem ganha é os cidadãos e cidadãs Cachoeirenses” destacou.

Para a Autoridade de Trânsito do Município Oberdan Ezequiel Moura Pinto, estes números são uma injeção de ânimo em meio a batalha, pois ainda é preciso avançar muito no que diz respeito nas ações comportamentais. “Nestes últimos dias temos enfrentado duras críticas em redes sociais por implementar novas alternativas de sinalização, algumas até bem simples, mas de muita relevância para a educação para o trânsito como o exemplo, das mini rotatórias da Avenida Brasil que tem por objetivo diminuir os pontos de conflito e orientar os condutores a forma correta de fazer suas conversões”, explicou.

No entanto Oberdan atribui os bons resultados as intervenções e melhorias na sinalização, como por exemplo a instalação de ondulações transversais (quebra-molas) em locais estratégicos, canalização de fluxo com sinalização horizontal e vertical, o siga livre das Cinco Esquinas que desafogou o fluxo na Avenida Brasil, a revitalização tecnológica que viabilizou melhorias nos tempos das sinaleiras.

Um dos pontos que merece um destaque é as ações educativas,envolvendo a comunidade como as blitz educativas, palestras nas escolas e empresas e sociedade organizada. Também, deve-se considerar, as fiscalizações que, mesmo em caráter punitivo, tem um papel fundamental para a educação para o trânsito.

Oberdan, destaca, ainda, é o empenho de todos os atores neste cenário do trânsito, não só dos servidores do Setor Municipal de Trânsito mas, também, de vários setores e secretárias da Prefeitura, da Brigada Militar, da Polícia Civil, do Corpo de Bombeiros, cujos, resultado positivos se deve muito ao comprometimento de todos os Órgãos Competentes e da sociedade em geral que de tem contribuído para este resultado que motiva a implementação de novas alternativas.

A perceptiva é atingir a meta estabelecida pela ONU,através da “Década de Ações Para Segurança no Trânsito, que prevê uma redução em 50% o n° de acidentes de trânsito até 2020