25 JAN 2017
DNIT fará um quilômetro de calçada na Volta da Charqueada

DNIT fará um quilômetro de calçada na Volta da Charqueada

O engenheiro João Carlos Tonetto, supervisor do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) da área de Santa Maria, a qual pertence Cachoeira do Sul, esteve na cidade nesta quarta-feira e anunciou que em cerca de 15 dias deve começar a obra para a construção de cerca de um quilômetro de calçada na Volta da Charqueada. O encontro, que aconteceu no Gabinete do Prefeito Sergio Ghignatti, reuniu secretários municipais, a promotora Débora Becker e moradores da Volta da Charqueada. O primeiro trecho da obra foi feito entre o Residencial da Penha e o acesso à antiga Estação Ferroviária, na Avenida dos Imigrantes. O novo trecho partirá de onde a obra parou e deve ir até a lombada que fica quase em frente a Escola Municipal Mário Godoy Ilha.

A obra atende parte do que os moradores da Volta da Charqueada pedem, principalmente após o acidente que causou a morte da estudante Priscila Flores Espíndola. “Estamos sempre preocupados com esta estrada, principalmente por cortar uma região importante da cidade. Dentro dos nossos limites financeiros vamos fazer tudo que for possível”, destacou Tonetto, que acrescentou que o DNIT vai buscar novos recursos para complementar a construção de calçadas.

A promotora Débora Becker enfatizou que o Ministério Público trabalha na busca da segurança do local e chegou a sugerir algumas recomendações para que isso aconteça. Uma delas foi a execução de medidas emergenciais capazes de garantir as condições mínimas de segurança para os alunos da Escola Mário Godoy, entre elas a disponibilização de transporte escolar para evitar o trânsito de alunos na estrada.

SMED – A Secretária Municipal de Educação, Ana Margarete Vivian Machado já anunciou durante o encontro que ao transporte escolar para os cerca de 100 alunos da Escola Mario Godoy Ilha está garantido no início do ano letivo. Um ônibus de 48 lugares do Programa Caminhos da Escola vai fazer o trajeto diariamente. A maior dos alunos residem no trecho entre a Avenida dos Imigrantes, início da ERS 403 (KM Zero) e Volta da Charqueada.

Texto e foto: Patricia Miranda