09 JAN 2017
GOVERNO
Prefeito pede que Câmara prorrogue prazo de pagamento da cota única do IPTU 2017

O prefeito Sergio Ghignatti enviou na tarde desta segunda-feira (09) para a Câmara de Vereadores um Projeto de Lei pedindo que os vereadores aprovem em regime de urgência na sessão de hoje a prorrogação do prazo para pagamento da cota única do IPTU 2017. A parcela única vence nesta terça-feira, dia 10, e o pedido é para que ela possa ser paga até o dia 17 de janeiro. O projeto de lei é exclusivo para este ano como forma de não prejudicar os contribuintes que desejam pagar o imposto com desconto de 15% mas ainda não estão com os carnês em mãos.

Este ano, atendendo um apontamento do Tribunal de Contas, a Prefeitura licitou a confecção dos documentos, que desde 2000 era feito pela Duetto Tecnologia, mesma empresa que faz o cálculo do imposto. A vendedora, a Gráfica Caxias, de Santa Maria, teve um atraso na entrega, o que consequentemente atrasou a distribuição. “Estamos buscando uma forma dos contribuintes aproveitarem este desconto de 15% sem serem prejudicados. Foi uma decisão de governo”, enfatizou o Prefeito Sergio Ghignatti.

ARRECADAÇÃO – Até a última sexta-feira (06) a cota única do IPTU 2017 tinha arrecadado R$ 849.533,58. Neste ano foram emitidos 32.455 carnês. Destes, 28.889 foram destinados aos contribuintes pelos Correios, 1.554 ficaram na Prefeitura para serem retirados e 2.012 foram entregues nas imobiliárias.

Secretaria da Fazenda está com 12 pessoas para imprimir carnês

Quem quiser pagar o IPTU 2017 com o desconto da cota única de 15%, pode retirar uma via do documento na Secretaria Municipal da Fazenda. Uma equipe de 12 servidores está à disposição da comunidade para imprimir a folha com o valor e código de barras, que pode ser pago no Banrisul, Caixa, Banco do Brasil, lotéricas e postos autorizados do Banrisul.

Outra alternativa que os contribuintes possuem é de imprimir o carnê através do site da Prefeitura no www.cachoeiradosul.rs.gov.br no ícone “Cidadão on line”.

CÓDIGO DE BARRAS – Caso a Câmara de Vereadores aprovem a prorrogação de pagamento até o dia 17, o mesmo código de barra continuará valendo. A Secretária da Fazenda, Viviane Dias entrou em contato com todos os bancos e recebeu a autorização para esta negociação.

Passo a Passo para imprimir o IPTU 2017:

1) Cidadão Online

2) 2º Via IPTU/ISS/Alvará/Cemitério 2016