09 JAN 2017
Moradores fecharam a BR 290

Chuva forte inunda Vila Piquiri e Prefeitura inicia obras emergenciais

As fortes chuvas dos últimos dias têm castigado a comunidade da Vila Piquiri, às margens da BR 290. Na noite de quinta-feira, várias casas acabaram sendo atingidas pelas águas que ficaram represadas na localidade. No entanto, esta não foi a primeira vez que isso aconteceu. Em outras chuvaradas, as casas também já haviam sido atingidas.

A chefe de obras da Secretaria de Interior, Carolina Larrondo e o Prefeito Sergio Ghignatti, estiveram na sexta-feira (06) na localidade para avaliar os estragos e definir estratégias para evitar que a comunidade seja novamente prejudicada. A primeira medida foi mandar duas máquinas e um caminhão para limpar as valetas e já retirar o lodo e a vegetação do local, permitindo o escoamento da água em caso de novas chuvas. Os moradores vão auxiliar os servidores municipais inclusive durante o final de semana na execução do trabalho.

GALERIA – Apesar das medidas adotadas pela Prefeitura, os moradores garantem que não serão suficientes para evitar totalmente novos alagamentos. O motivo é a falta de galeria para auxiliar no escoamento das águas da Vila Piquiri para o lado esquerdo da rodovia no sentido Cachoeira/Porto Alegre. Segundo Carolina, a obra é de responsabilidade do DNIT.

Moradores fecharam a BR 290

Os moradores se reuniram na tarde desta sexta-feira e planejaram o fechamento da BR 290 na altura da Vila Piquiri. Eles queriam que algum representante do DNIT fosse conversar com os moradores para tratar da obra da galeria. Hoje a tubulação que passa por baixo do asfalto é de 80 centímetros. Carolina Lorrondo afirma que é necessário que a galeria tenha 3 metros de altura por 3 de largura.

Quem intermediou o contato com o departamento foi o Prefeito Sergio Ghignatti. Um engenheiro deve vir a Cachoeira do Sul na próxima semana para conversar com os moradores. A expectativa é de que no local seja feita uma obra semelhante a de Pantano Grande, onde também aconteceu um alagamento nas casas às margens da rodovia. O grupo chegou a fechar a BR 290 por cerca de 20 minutos, mas assim que recebeu o retorno do Prefeito, liberaram o trânsito.Chuva forte inunda Vila Piquiri e Prefeitura inicia obras emergenciais