26 JAN 2018
DESPORTO
Cachoeira recebe quatro barcos olímpicos para canoagem

A parceria entre a Associação Cachoeira de Canoagem e Ecologia e a Prefeitura Municipal de Cachoeira do Sul vem sendo um sucesso dentro e fora da água. Após os Jogos Olímpicos do Brasil a Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa), lançou editais de chamamento público para repasse de embarcações utilizadas pelo selecionado brasileiro na preparação para os Jogos Rio 2016, de maneira a contribuir para o desenvolvimento e evolução das modalidades de canoagem e paracanoagem.

Cachoeira do Sul foi contemplada em dois editais lançados em 2017. Eles solicitaram um projeto de uso dos equipamentos pelas entidades de práticas desportivas, avaliando as condições da entidade, parcerias existentes além da participação em competições oficiais. O Secretário do Desporto Ronaldo Trojahn designou uma equipe de quatro profissionais para elaboração e apresentação do projeto: Edson Junior, diretor da SMD e ex-presidente da ACCE, José Antônio Terra de Oliveira Júnior, agente de esportes e os professores e treinadores de Canoagem Velocidade Raufer Costa e Fabiano Miguel. A equipe da SMD uniu forças com a ACCE através do presidente Edson Machado e conquistou quatro embarcações para o município de Cachoeira do Sul.

Para o desenvolvimento da paracanoagem o município recebeu uma embarcação adaptada própria uso por pessoas com deficiência. Além disso, ainda existe a possibilidade de recebimento de novas embarcações de acordo com a demanda do município.

Para a canoagem velocidade chegaram três embarcações da fabricante portuguesa Nelo, considerada a melhor empresa no ramo de embarcações. Os barcos são modelo Vanquish IV de fibra de carbono, sendo dois K1 e um K2. Estes barcos foram utilizados na preparação da Seleção Brasileira e no Aquece Rio 2016, evento teste para os Jogos Olímpicos Rio 2016.

Edson Machado presidente da ACCE destaca que somente nestas embarcações Cachoeira do Sul está recebendo um investimento estimado em R$ 35 mil, valor que seria muito difícil de ser conquistado e que certamente ira qualificar os atletas da modalidade no município, além de permitir o início de um projeto de paracanoagem ao qual a partir deste momento inicia-se a busca por pessoas que queiram praticar a modalidade. Além da parceria com a Prefeitura Municipal a ACCE trabalha em conjunto também com a ULBRA/Cachoeira do Sul, Lions Clube Cachoeira do Fandango, COMDICA, COMAS, Clube de Caça e Pesca, Mesa Brasil, Academia Studio além da comunidade em geral. “Todos estão sempre apoiando e torcendo pelos atletas da ACCE. Sem sombra de dúvida sem estes parceiros e acolhida de empresas e cidadãos de Cachoeira do Sul a canoagem não estaria no patamar que se encontra hoje”, destacou Edson.

O transporte das embarcações de Curitiba para Cachoeira do Sul foi viabilizado com recurso do Lions Clube Cachoeira do Fandango. A equipe recebeu também dois remos de carbono adquiridos com recursos do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente. Nos próximos dias a ACCE receberá dois barcos mini k1 utilizado para atletas iniciantes também adquiridos com recurso dom FUMDICA.

Importante

A ACCE possui cerca de 60 atletas e já acumula 68 medalhas internacionais e 97 nacionais