14 MAR 2016
UFSM presta contas e comemora a consolidação em Cachoeira do Sul

Na manhã de sábado, reitor Universidade Federal de Santa Maria, Paulo Burmann, recebeu uma comitiva formada por diretores de centro, funcionários, órgãos de imprensa e autoridades políticas, entre elas o Prefeito de Cachoeira do Sul, Neiron Viegas, foram recebidospara um tour pelo campus e a apresentação do Relatório de Gestão referente ao ano de 2015.

O primeiro ato do passeio foi para apresentar obras em andamento e em processo de finalização. Em um ônibus da UFSM, Burmann foi o guia que mostrava prédio a prédio e passava informações sobre as construções. Durante a visita ele explicou que existe a preocupação da reitoria com os edifícios destinados a moradias de estudantes. Segundo ele, estão quase prontas as obras das primeiras novas construções de moradias estudantis desde a fundação da UFSM, que devem abrir mais de 300 vagas, além do prédio destinado aos indígenas. “Temos que acolher a todos com qualidade. Precisamos respeitar a cultura indígena para que possam realizar suas ações culturais e religiosas. É um salto importantíssimo. E cada bloco de apartamentos tem um apartamento para portadores de necessidades especiais”, afirma o reitor.

Após o passeio, os convidados foram recebidos no DTG Noel Guarani onde, em uma apresentação objetiva, Paulo Burmann apresentou números da UFSM. Em sua fala inicial, o reitor destacou a evolução da UFSM e o destaque da instituição no Brasil e no mundo. “Somos uma universidade jovem perto de outras. Ainda estamos em construção e temos área para continuar crescendo. A Universidade é o que é pelo êxito de todos que passaram. É uma instituição pública e está atenta não só aos órgãos reguladores, mas principalmente à comunidade. A universidade é muito mais do que prédios, ela é ciência, mas também é gente”, declarou.

Burmann enfatizou ainda que recentemente esteve em Brasília e confirmou que não haverá cortes de recursos para a educação e que as obras em Cachoeira do Sul serão mantidas sem problemas. O reitor destacou que a construção do campus é uma prova do empenho da universidade e uma mostra para as pessoas que não acreditavam que o projeto não era um sonho, mas sim uma realidade para a comunidade. “As obras já começaram e estão em ritmo acelerado. Vamos seguir investindo. A UFSM já está em Cachoeira e isso é uma realidade. E isso é fundamental”, comemora.

O reitor ainda mostrou as estatísticas relativas a adesão do SiSU, de alunos matriculados e aumento de vagas. “Quando aderimos o 100% de ingresso pelo SiSU, muitos reclamaram que a UFSM estaria abrindo espaço para alunos de outros estados. Mas esse ano temos 46% de ingressos de Santa Maria, 41% de outras cidades do Rio Grande do Sul e apenas 10% de outros estados”, disse em tom de desabafo. A Universidade conta hoje com 26.285 alunos matriculados entre graduação, pós-graduação e ensino técnico.

Paulo Bayard (vice reitor), Neiron Viegas, deputado estadual Valdeci de Oliveira e o reitor da UFSM, Paulo Burmann