11 DEZ 2018
Siprom entrega carta aberta para Ghignatti
Sindicatos foram convidados a participar das reuniões de secretários

Centenas de professores municipais participaram na manhã desta terça-feira (11) de uma mobilização na Praça Balthazar de Bem, em frente a Prefeitura de Cachoeira do Sul. Através do Sindicato dos Professores Municipais (Siprom), foi entregue um documento chamando de “Carta aberta em prol da valorização do professor e da educação pública de qualidade e que a sociedade cachoeirense tem direito”.

A vice-presidente do Siprom, Elaine Paz, ressaltou em sua fala que o sindicato reconhece as boas intenções do prefeito Sergio Ghignatti, mas destaca que é preciso que o Executivo ouça a categoria. “Não queremos brigas. Sabemos que o senhor quer o desenvolvimento da cidade e este desenvolvimento passa sim pela educação”, disse Elaine, que citou ainda os professores da Apae que, segundo ela, muitas vezes não são vistos e valorizados. “Queremos que o senhor nos chame, discuta conosco quando o assunto envolva a educação e nos ouça. Tenho certeza que nosso pedido será atendido”.

A presidente do Siprom, Josie Rosa enfatizou que os educadores têm nos últimos tempos trabalhado com insegurança. Ela aproveitou a oportunidade para questionar o boato de que o benefício do Refeisul deverá ser suspenso no período de férias, o que foi negado pelo prefeito Ghignatti. “Isso não é verdade”, sintetizou ele.

Ghignatti esclareceu também ao ser questionado sobre os atrasos com o Faps de que em sua primeira gestão pagou corretamente todos os valores que estavam sendo cobrados. No entanto, logo depois que saiu, foi informado que após novos cálculos havia uma dívida de R$ 6 milhões. “O Faps tem problemas desde 1994 quando foi instituído erroneamente. E, a apesar da insegura que os professores citam, com muito sacrifício da Prefeitura, podemos nos orgulhar de estar mantendo os salários em dia. Isso é e sempre foi prioridade”, destacou Ghignatti.

CONVITE – Ghignatti convidou para que a partir da próxima segunda-feira, o presidente ou representante do Siprom, Sincasul e Sinserlegis estevam presentes nas reuniões de secretários. “É de lá que saem boa parte das decisões de Governo e é importante que vocês estejam juntos para conhecerem, discutirem e levarem as informações aos associados de vocês de forma correta. Muita coisa que chega até vocês é inverdade. E, saibam que vamos dissecar estes 16 itens que vocês relataram nesta carta. Vamos estudar um por um deles”, disse Ghignatti.

O vice-prefeito Cleber Cardoso frisou que o manifesto dos educadores foi legítimo e ordeiro e destacou a questão do terrorismo que muitas vezes é feita com relação aos educadores. “Isso acontece por falta de informação. Por isso é importante que alguém de vocês participe de nossas reuniões de secretários. Hoje o que importa é a questão técnica e não política”, ponderou.