11 DEZ 2018
Todeschini já iniciou obras de R$ 101 milhões

A Pamplac/Todeschini já executou 25% da terraplenagem da área de 6,8 hectares onde será construída o complexo industrial para produção de tábuas e pellets para exportação. O investimento de R$ 101 milhões está sendo feito no sul do município de Cachoeira do Sul, na Estrada da Mineração-Piquirí, a aproximadamente 60 quilômetros da sede.

Nessa segunda-feira (10), diretores da Todeschini, capitaneados pelo presidente do grupo João Farina Neto, estiveram em visita ao prefeito Sergio Ghignatti para atualizar as informações sobre o andamento do projeto.

No encontro, Farina reiterou a necessidade de rebaixamento da estrada na parte fronteira à área da futura indústria. O secretário do Interior, Paulão Trevisan, informou aos representantes da Todeschini das limitações orçamentárias para aquisição de óleo diesel, tendo em vista o vulto da obra, e recebeu o oferecimento da empresa em custear 50% do combustível que for dispendido pelas máquinas utilizadas.

Inauguração em 2019

O diretor-presidente João Farina Neto informou que a Todeschini pretende iniciar a operação das fábricas até dezembro de 2019, embora o cronograma preveja 15 meses para a implantação do investimento. “Nosso principal gargalo é o fornecimento de energia que virá de Encruzilhada e precisa coincidir com a partida das máquinas” explica Farina.

O investimento

A Pamplac Indústria de Painéis (Grupo Todeschini) é um investimento de R$ 101 milhões em uma indústria para beneficiamento de toras de Pinus, visando a produção de madeira serrada e pellets, que deve gerar cerca de 90 empregos diretos e mais 200 na operação florestal já existente. A capacidade produtiva mensal do empreendimento será de 16 mil ton/mês de toras, desdobradas em 8 mil m³/mês de tábuas de variadas medidas e 2,6 mil ton/mês de pellets tipo A1 (biocombustível).

As edificações do complexo atingirão 27,5 mil m² em uma área total de 68 mil m².