29 JAN 2019
Agroindústrias tem foco na qualidade

A parceria entre Sebrae e Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária (SMAP) já está tendo resultados. Após o primeiro atendimento com a aplicação do diagnóstico pela técnica do Sebrae Shana Steffen para avaliar as práticas de gestão existentes, foram realizadas as devolutivas, onde cada agroindústria já tem a percepção do que pode ser aprimorado. As devolutivas foram realizadas no mês de dezembro.

As sugestões propostas no Atendimento Especializado - Perfil Empresarial incluem ações que a agroindústria pode fazer sozinha, mas também há o apoio do Sebrae  com capacitações, consultorias e materiais que auxiliam e trazem dicas para melhorias. O papel do Sebrae é passar orientações sobre o que pode ser aperfeiçoado, com soluções simples que trazem melhorias nas áreas de marketing, finanças, planejamento e produtividade.

Neste processo também a participação da Emater tem tido grande importância através da elaboração de documentos essenciais para a implementação da atividade e apoio técnico.

Nessa devolutiva é possível avaliar o desempenho, pois há um percentual em cada uma das áreas, para que ele possa refletir e ter uma visão de um profissional de fora, com sugestões de melhorias.

Após a visita de diagnóstico e apresentação da devolutiva, os proprietários das agroindústrias perceberam as necessidades e onde poderiam ter melhorias, dessa forma implementaram algumas sugestões propostas e perceberam os resultados, que nem sempre são imediatos, mas o importante é começar e se capacitar.

O foco do atendimento é na qualidade, visto que cada agroindústria já tem o conhecimento técnico para desenvolver suas atividades e busca o aprimoramento. O principal objetivo da parceria é identificar oportunidades de desenvolvimento e orientar sobre os próximos passos para elevar resultados. Com isso, cada agroindústria consegue crescer de forma sustentável, gerar rendimento para sua família e a sociedade também ganha com produtos de ótima qualidade.

Para os próximos passos estão previstas capacitações e consultorias que visam gerar resultados, diminuir custos, ampliar a divulgação dos produtos, abrindo novos mercados e aumentando os ganhos de cada agroindústria.

Segundo a Chefe do Departamento Animal da SMAP, Luciane Pedroso o primeiro curso de capacitação a se oferecido em 2019 aos proprietários das Agroindústrias avaliadas será “Negócio Rural Certo”, com o objetivo de contribuir para a melhoria da gestão das atividades nas propriedades rurais, promover a mudança de comportamento destes produtores, incentivar os jovens a identificarem idéias de negócio na propriedade familiar, contribuindo assim para a geração de renda e melhor qualidade de vida dos produtores e seus familiares.