04/02/2019 às 14:53:00
Alistados devem comparecer no 13º GAC

Os jovens alistados, selecionados para o serviço militar 2019 em uma das unidades do Exército localizadas em Cachoeira do Sul, devem comparecer no dia 28 de fevereiro, às 8 horas, nas dependências do 13º Grupo de Artilharia de Campanha.

Para conferir se o nome está na lista de selecionados o jovem pode acessar https://www.alistamento.eb.mil.br/ ou comparecer no escritório da Junta de Serviço Militar, situado na Rua Moron nº 1352, esquina com General Portinho.

Os jovens casados, com filhos, que cursam o 3º grau de ensino, portadores de doenças, entre outras intercorrências, devem apresentar comprovantes desses fatos naquela data.

Serviço Militar

O Serviço Militar Obrigatório surgiu, no Brasil, quando o sistema administrativo adotado era o das Capitanias Hereditárias e buscava permitir a defesa contra os inimigos estrangeiros e índios rebeldes. Assim, em 09 de setembro de 1542, na Câmara de São Vicente, foi promulgado “Termo”, organizando uma milícia formada por colonos e índios.

No império e após a Independência, foi reafirmada a obrigatoriedade do Serviço Militar, na Constituição de 1824.

A obrigação para com o Serviço Militar inicia-se no ano em que o cidadão completa 18 anos de idade e se encerra a partir de 1º de janeiro do ano em que completa 46 anos.

As mulheres estão isentas do Serviço Militar em tempo de paz.

icone instar © Copyright Instar - 2006-2019. Todos os direitos reservados.