28 FEV 2019
Produtores completam curso de inseminação em ovinos

O grupo de produtores de ovinos do programa Juntos para Crescer (JPC) concluí mais um curso de capacitação, acompanhado pelo Departamento Animal da Secretaria Municipal da Agricultura. O curso de Inseminação Artificial em Ovinos teve a duração de 40 horas e foi ministrado na sede do Sindicato Rural e na propriedade do ovinocultor Renato Lermen.

O conteúdo programático abordou o manejo dos carneiros pré inseminação, fatores que afetam a fertilidade da fêmea, fatores que interferem na produção de sêmen, além do manejo do rebanho e registros de inseminação. Participaram 10 produtores de ovinos que ao final do curso receberam o certificado de conclusão.

Em 2019, segundo o cronograma, serão ministrados 4 cursos de capacitação, 3 oficinas com temas demandados pelo grupo, além de reuniões mensais para troca de experiências e visitas a outros municípios que possuem trabalhos desenvolvidos na área da ovinocultura.

As atividades são todas oferecidas pelo Programa Juntos para Competir que abrange as instituições SENAR, SEBRAE e FARSUL de forma gratuita. Além da SMAP também são parceiros o Sindicato Rural através do qual são solicitados e viabilizados os cursos, EMATER e Núcleo Cachoeirense de Criadores de Ovinos.