22 MAR 2019
Laboratório de Mobilidade parceiro no projeto da 5 Esquinas

O prefeito Sergio Ghignatti convidou o professor Alejandro Ruiz Padillo para coordenar o grupo que fará o estudo para melhorar o tráfego na 5 Esquinas. Padillo é professor do curso de Engenharia de Transportes e Logística e coordenador do Laboratório de Mobilidade e Logística (Lamot) da UFSM/Cachoeira.

Ele explica que os acadêmicos já desenvolvem uma atividade prática relacionada nas disciplinas de Engenharia de Tráfego e auxiliarão neste estudo ao lado da equipe da Secretaria de Planejamento. O professor explica que o estudo quer ter os dados necessários sobre o tráfego dessa interseção e da mobilidade da região em torno do local para poder decidir o que pode ser feito. Recentemente a Prefeitura publicou um decreto tornando área de utilidade pública um prédio em forma triangular que fica na esquina da Rua Bento Gonçalves com Júlio de Castilhos.

“Pretendemos detectar os problemas de mobilidade existentes atualmente (atraso de veículos nos semáforos, movimentos conflitantes entre veículos e entre veículos e pedestres, horários específicos e dias específicos desses problemas, entre outros)”, explica. O estudo pretende também estudar qual é a viabilidade de possíveis soluções de engenharia de tráfego no local e também desenhar essa solução, ou seja, subsidiar o projeto que permita atuar na área e também justificar as possíveis desapropriações e mudanças na mobilidade na região.

TRÂNSITO ATUAL - Os alunos das disciplinas de Engenharia de Tráfego e do Laboratório já avaliaram como trabalho acadêmico essa interseção no semestre passado e já foram detectados alguns problemas. Esse estudo de tráfego, segundo Padillo, exige a coleta de maior quantidade de dados como as contagens classificatórias de veículos e de pedestres com diferenciação de movimentos em cada aproximação em vários dias da semana durante várias horas de cada dia para detectar o momento de maior fluxo de tráfego e a hora de pico e uma análise do fluxograma na hora de pico de veículos e pedestres na interseção e de todos esses problemas comentados e outros que apareçam. “A partir daí, podem se estudar soluções viáveis e projetar as mesmas, sempre com o ponto de vista do Plano de Mobilidade Urbana da cidade, em fase de aprovação, que exige prioridade em primeiro lugar para pedestre e ciclista, depois para o transporte coletivo e só em último lugar para o veículo motorizado particular (carro, moto)”, ressalta.

Parceria entre Prefeitura e UFSM/Cachoeira

A participação de Alejandro Ruiz Padillo junto com o Lamot e os demais acadêmicos da USFM/Cachoeira, garante uma parceria entre a universidade e a Prefeitura de Cachoeira do Sul. “Nos colocamos à disposição para auxiliar à Prefeitura neste trabalho, permitindo também assim atuação de alunos e professores pesquisadores em estudos reais de mobilidade da cidade, assim como que mostre à população em geral a importância da profissão e das atribuições dos Engenheiros de Transportes e Logística, futuros formandos do curso já desde o próximo ano, único curso existente no Rio Grande do Sul, aqui em Cachoeira do Sul”, destacou o professor.

Os problemas detectados na 5 Esquinas

- Os tempos dos semáforos (não corretamente programados)

- Falta de prioridade para pedestres (até sem possibilidade deles atravessarem com segurança, pois não existe tempo de verde exclusivo para eles nos semáforos)

- Problemas de visibilidade (o que acarreta possíveis riscos na segurança viária)