03 ABR 2019
Fiscalização fecha restaurante e pizzaria de Cachoeira do Sul

Através de uma ação de vistoria da Vigilância Sanitária com apoio do Serviço de Inspeção Municipal de Cachoeira do Sul nesta quarta-feira (03), um estabelecimento comercial com atividades de restaurante e pizzaria, acabou recebendo auto de infração, de apreensão e de interdição.

No local, os fiscais apreenderam cerca de 450 quilos de alimentos avaliados como impróprios para o consumo humano. Os principais problemas encontrados foram falta de higiene, alimentos em estado de decomposição, falta de rotulagem e sem comprovação de inspeção. Deste total, cerca de 300 quilos era de carne que não tinha origem comprovada e não apresentavam condições higiênico-sanitárias. Ela foi destinada ao Zoológico Municipal os demais produtos foram inutilizados.

A vistoria faz parte das ações de rotina da Vigilância Sanitária. Esta mesma empresa já havia sido vistoriada em outra ocasião e já havia sido autuada. Agora o proprietário tem prazo de 15 dias para apresentar sua defesa e depois disso o autuante fazer o relatório final e aplicar a multa, que ainda não foi calculada. Para voltar a abrir as portas, é necessário que a empresa passe por melhorias na parte estrutural e apresente melhora nas condições de higiene do espaço, para então passar por uma nova avaliação dos fiscais.

A Vigilância Sanitária e o Serviço de Inspeção Animal alertam que os alimentos sem origem fomentam a cadeia informal, inclusive o crime de abigeato. “O risco à saúde das pessoas é grande ao ingerir alimentos sem origem comprovada e sem adoção das boas práticas de fabricação. É importante que as pessoas tenham este conhecimento e saibam as condições de onde estão adquirindo seus alimentos. Afinal, muitas doenças são decorrentes de alimentos impróprios para consumo”, explicam os fiscais.

Importante

Para reabrir o estabelecimento, será necessários apresentar a melhora da parte estrutural do local e também as condições higiênico-sanitárias.