12 ABR 2019
UFSM-CS e Prefeitura Municipal parceiras para a eficiência energética

A UFSM-CS e a Prefeitura Municipal de Cachoeira do Sul firmaram mais uma parceria para elaboração de dois projetos de eficiência energética - nos padrões exigidos pela ANEEL - para beneficiar a comunidade cachoeirense.
Um dos projetos será focado na iluminação pública e contemplará a substituição de luminárias com lâmpadas de vapor de sódio ou mercúrio, de alto consumo de energia, por luminárias de LED, com alto rendimento e baixo consumo.

O outro projeto também busca melhorar a eficiência energética das instalações de um prédio do poder público, administração direta ou escolas. Nesse projeto será analisado a possibilidade de substituição de lâmpadas e aparelhos de ar condicionado por elementos de menor consumo, bem como a instalação de geração solar.

Para o desenvolvimento do projeto, a UFSM-CS contará com três alunos do curso de Engenharia Elétrica, proporcionando troca de experiências em elaboração de projetos na área do curso. De forma geral, essa parceria tem o objetivo de auxiliar a Prefeitura Municipal a ser contemplada no projeto de eficiência energética estabelecido pela ANEEL, o qual é gerido pelas distribuidoras locais.

Quem participou do encontro

Prefeito Sergio Ghignatti