18 ABR 2019
Vacina contra gripe disponível para todos grupos a partir de segunda

A partir de segunda-feira (22) a vacina contra a gripe estará disponível para todos os grupos considerados prioritários pelo Ministério da Saúde. Neste ano, a 21ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza teve como diferencial oferecer a imunização primeiramente para crianças, gestantes e puérperas como forma de incentivá-los procurarem os postos de saúde. A campanha segue até 31 de maio, sendo 4 de maio, o dia de mobilização nacional.

Outra novidade neste ano é que para as crianças a vacinação vai da faixa etária de 6 meses a menores de seis anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), o que representa um aumento de um ano na faixa etária. A meta é vacinar 90% dos grupos elegíveis para a vacinação.

O que a influenza?

A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. É de elevada transmissibilidade e distribuição global, com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais e também podendo causar pandemias. A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém‐contaminadas por secreções respiratórias pode levar o agente infeccioso direto a boca, olhos e nariz.

O período de incubação dos vírus influenza varia entre um e quatro dias. Os sinais e sintomas da doença são muito variáveis, podendo ocorrer desde a infecção assintomática, até formas graves.

Administração simultânea com outras vacinas ou medicamentos: A vacina influenza pode ser administrada na mesma ocasião de outras vacinas ou medicamentos.

Doadores de Sangue: De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), os candidatos elegíveis à doação que tiverem sido vacinados contra influenza devem serem considerados como inaptos temporariamente, pelo período de 48 horas.

Precauções: Em doenças agudas febris moderadas ou graves recomenda-se adiar a vacinação até a resolução do quadro com o intuito de não se atribuir à vacina as manifestações da doença. As pessoas com história de alergia a ovo, que apresentem apenas urticária após a exposição, podem receber a vacina da influenza mediante adoção de medidas de segurança. Recomenda-se observar o indivíduo vacinado por pelo menos 30 minutos em ambiente com condições de atendimento de reações anafiláticas.

Contraindicações: A vacina é contraindicada para pessoas com história de reação anafilática prévia em doses anteriores bem como a qualquer componente da vacina ou alergia comprovada grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados.

Grupos prioritários para vacinação contra influenza

• as crianças na faixa etária de 6 meses a menores de seis anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), aumento a faixa

• as gestantes,

• idosos

• as puérperas (até 45 dias após o parto),

• os trabalhadores da saúde,

• os povos indígenas aldeados,

• os professores das escolas públicas e privadas com identificação.

• os grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais

• os adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas(Cachoeira não tem instituições que abrigam este grupo),

• a população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional.

Números para Cachoeira do Sul – Meta 90% de cada grupo.

População estimada para Cachoeira do Sul, na população alvo:

- Crianças de 6meses a 1ano 11meses e 29 dias

População: 1.484

Doses aplicadas: 343

Cobertura: 23,11%

- Criança de 2anos a 4anos 11meses e 29dias

População: 2.905

Doses aplicadas: 536

Cobertura:18,45%

- Criança de 5 anos 11meses e 29 dias

População: 1.028

Doses aplicadas:120

Cobertura: 11,67%

- Gestantes

População: 742

Doses aplicadas: 187

Cobertura:25,20

- Puérperas (até 45 dias depois do parto)

População: 122

Doses aplicadas: 42

Cobertura: 34,43

Observações

* Professores e trabalhadores de saúde devem apresentar documento que identifique a profissão.

* Portadores de comorbidades devem apresentar a prescrição médica especificando o motivo da indicação da vacina, que deverá ser apresentada no ato da vacina.