26/04/2019 às 17:24:00
Terça-feira tem audiência pública de consciência da cultura guarani

A Prefeitura de Cachoeira do Sul através da Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria de Trabalho e Ação Social (Equipe Volante do Cras Frota) em parceria com a Emater, 8ª CRS e a Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) promovem na próxima terça-feira (30), das 14h às 17h, na Câmara de Vereadores, uma Audiência Pública de Consciência da Cultura Guarani no Município de Cachoeira do Sul, tendo como tema “A realidade da população indígena no Estado do Rio Grande do Sul, com enfoque no Município de Cachoeira do Sul.

O evento é aberto à comunidade e terá uma abordagem ampla da cultura guarani, iniciando com a fala do cacique Marcelo Franco, da Aldeia Guabiju e Roberto Benites, da Aldeia Araxaty. A tarde terá também apresentações culturais com o coral das duas aldeias e apresentação dos alunos da Escola Estadual Cândida Fortes Brandão sob a coordenação da professora Vera Prade.

Serão palestrantes Roberto Antônio Liebgott, coordenador do Conselho Indiginista Missionário, de Porto Alegre, a assistente social Fernanda Corrêa da Fontoura (que abordará a realidade local), Isabel Vivian, da Emater, Giziani Bonugli, técnica em enfermagem da Sesai, lideranças indígenas (os dois caciques, Albino Gimenes (da Aldeia Araxaty) e o professor indígena Jair Gonçalves.

O pedido é que as pessoas que participarão da Audiência Pública doem um quilo de alimento não perecível. No local haverá também venda de artesanato típico da cultura guarani.