02 MAI 2019
Taipa da Barragem do Capané será bloqueada

O prefeito Sergio Ghignatti e o vice Cleber Cardoso, receberam na manhã desta quinta-feira (02) o presidente do Instituto Rio Grandense do Arroz Guinter Frantz. Entre os temas abordados esteve a operacionalização da recomendação técnica para bloqueio do tráfego de veículos sob a taipa da Barragem do Capané, visando preservar o maciço que contém as águas que servem para a irrigação das lavouras de arroz a jusante.

A partir desta sexta-feira (03) o trânsito no local estará proibido. O Irga será o responsável por fazer as barreiras físicas para impedir a passagem dos veículos. Foi acordada também a confecção de placas indicativas da proibição total do trânsito de veículos, que serão desviados para a estrada paralela, a qual será ampliada, encascalhada e mantida pela Secretaria do Interior. Contudo, veículos pesados (bitrem) não poderão trafegar nem mesmo na via alternativa.

Irga cederá prédios à Prefeitura

Ficou acordado que os prédios do Irga, localizados na Rua Moron às margens do Rio Jacuí, serão cedidos à Prefeitura gratuitamente. Em princípio a cessão de uso será por cinco anos prorrogáveis por igual período.

- Prédios da Marechal Floriano serão vendidos

O presidente Guinter informou ao prefeito Ghignatti que os prédios localizados no centro da cidade, na Rua Marechal Floriano, recentemente desocupados, serão oferecidos para a venda.

Resumo das deliberações

1) Bloqueio imediato do trânsito sobre a taipa da Barragem do Capané;

2) Sinalização nos acesso pelas estradas BR 153 e BR 290 da proibição de tráfego de bitrens;

3) Melhoria das condições do desvio ao pé da taipa;

4) Diminuição do nível de água junto ao maciço durante os meses de inverno;

5) Venda em leilão dos prédios localizados na Rua Marechal Floriano;

6) Cessão de uso à Prefeitura dos prédios localizados junto ao Rio Jacuí.