14/05/2019 às 11:09:00
UFSM vai colocar um parklet na Rua Júlio de Castilhos

Quem passar pela Rua Júlio de Castilhos entre o próximo domingo (19) até o dia 24 de maio, verá uma nova estrutura montada, voltada ao lazer da comunidade. A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/Cachoeira) através do Laboratório de Mobilidade e Logística (Lamot) colocará por seis dias um parklet, caracterizado como uma forma de promover a ampliação do espaço público, tornando as ruas mais amigáveis e proporcionando atividades cotidianas como rodas de chimarrão, área de leitura e descanso, fornecendo assim, melhor qualidade de vida para as pessoas.

A estrutura será montada em frente ao Hotel Guarany e será feita a partir de materiais reciclados como pallets doados pela Screw e Insul Telas, madeiras e pranchas da Prefeitura, assim como elementos ornamentais. De acordo com o professor Alejandro Padillo, coordenador do Lamot, a proposta é conscientizar à população sobre o uso democrático do espaço público urbano, mais voltado ao pedestre e ciclista e que promova o convívio mais sustentável entre as pessoas. O espaço será aproveitado também para divulgar as ações do Plano de Mobilidade Urbana de Cachoeira do Sul, concluído recentemente.

Padillo ressalta que qualquer pessoa que passar pelo local é convidado a utilizar livremente o espaço. “É um local onde as pessoas podem se sentir à vontade para ler, descansar, conversar, tomar um chimarrão. Durante este período de experimento, a estrutura ficará disponível para ser utilizada a qualquer momento. Apenas os elementos ornamentais serão recolhidos à noite”, explica. Além da base e a cobertura, o parklet terá bancos para sentar, flores, plantas, e informações interativas sobre a iniciativa e o Plano de Mobilidade Urbana (diretrizes, princípios, ações). Durante todos os dias o grupo de trabalho estará no local dando informações sobre a iniciativa. A aceitação e o uso do parklet pela comunidade definirá se outros podem ser instalados na cidade, tanto por iniciativa pública ou privada.

* A atividade faz parte também da programação da Semana Acadêmica da Arquitetura e Engenharias da UFSM/Cachoeira.

Os apoiadores da iniciativa:

- Prefeitura de Cachoeira do Sul

- Screw