18 JUL 2019
Semana da Pátria já tem as primeiras definições

A Secretaria Municipal de Educação já tem as primeiras definições para a Semana da Pátria 2019. Um encontro nesta quinta-feira (18), reuniu representantes de instituições de educação, entidades civis e militares para tratar dos primeiros detalhes. Entre as definições está a chegada do fogo simbólico, que acontecerá no dia 19 de agosto, às 16h, no 3º Batalhão de Engenharia e Combate, onde haverá uma formatura de recepção.

A chama ficará aos cuidados dos militares até o dia 2 de setembro, às 9h, quando acontecerá a corrida do fogo simbólico, com a participação de atletas civis e militares com chegada na Praça Borges de Medeiros. A centelha será conduzida pelo atleta homenageado, o militar da reserva e atleta de orientação, Sérgio Augusto Naimaier Vargas.

O tema municipal deste ano será: Meio Ambiente: direito de ter, dever de cuidar. O tema estadual será o Parque Histórico Marechal Manoel Luís Osório. O tema nacional será a bandeira nacional. A culminância será o desfile cívico do dia 7 de Setembro, com início às 8h30mim ao longo da Rua Júlio de Castilho. O encerramento da Semana da Pátria acontece logo após o fim do desfile, com o arriamento das bandeiras.

Importante

Entenda:

Os temas da Semana da Pátria 2019 são:
- Tema Nacional: Bandeira Nacional
- Tema Estadual: Parque Histórico Marechal Manoel Luís Osório
- Tema Municipal: Meio Ambiente: Direito de ter, dever de cuidar.

Chegada do fogo simbólico

- 19 de agosto, às 16h. Será recepcionado no Trevo do Horbach pela SMEd e conduzido sob a escolta da Polícia Rodoviária Estadual até o 3º BECmb, que deverá guardá-lo até o dia 2 de setembro. Neste dia, o fogo será conduzido por um grupo de atletas civis e militares até a Praça Borges de Medeiros/Pira da Pátria, sendo aceso pelo atleta destaque do município, dando início oficialmente a SEMANA DA PÁTRIA 2019.

Inscrições

O período de inscrições para o Desfile de 7 de Setembro e entrega das Fichas de Inscrição, na SMEd, será de 19 de julho a 23 de agosto

Script

Um breve relato sobre a entidade/escola, deverá ser entregue na SMEd, até o dia 23/08/19, com no máximo duas(2) folhas tamanho A4 em fonte 14;

Programação Oficial

A programação Oficial da Semana da Pátria 2019, será elaborada pela SMEd e enviada as escolas, entidades e autoridades do município, até o dia 23 de agosto. As sessões cívicas organizadas pelas escolas/entidades, deverão ficar a cargo das mesmas, bem como, a divulgação e o convite para participação da comunidade e/ou autoridades, nestas atividades.

Definição da ordem das entidades/escolas para o desfile de 7 de Setembro

1. Entidades militares

2. Escoteiros

3. Asilo Nossa Senhora Medianeira

4. APAE

5. EMEIs

6. EMEFs

7. Escolas estaduais

8. Escolas Particulares

9. Demais entidades pela ordem de inscrição

10. Grupos Motorizados

11. Fechamento com MTG/cavalarianos (se houver)

Atleta homenageado

Sérgio Augusto Naimaier Vargas

IDADE: 63 anos

NATURAL: Alegrete,RS

FORMAÇÃO PROFISSIONAL: Militar Incorporado no Exército em 15 de janeiro de 1975 no 12º Batalhão de Engenharia em Alegrete. Entrou para reserva no 3º Batalhão de Engenharia em 2005.

CURRÍCULO: Corrida Pedestre de Orientação