12 AGO 2019
Secretaria de Educação fornece cerca de 13.500 refeições por dia para estudantes da rede municipal de ensino

Todos os dias, cerca de 13 mil e 500 refeições são servidas nas 42 escolas da rede municipal de ensino de Cachoeira do Sul. Estas refeições atendem aos estudantes das modalidades creche, pré-escola, fundamental, Educação de Jovens e Adultos e Atendimento Educacional Especializado, que têm acesso à alimentação completa, nutritiva e gratuita, com cardápios próprios para cada atendimento e elaborados por nutricionista responsável técnica, baseados no que preconiza o PNAE - Programa Nacional da Alimentação Escolar. O número de refeições para cada modalidade de atendimento é de acordo com o tempo de permanência no âmbito escolar.

O PNAE possui como um de seus objetivos atender as necessidades nutricionais dos alunos durante sua permanência em sala de aula, contribuindo para o crescimento, o desenvolvimento, a aprendizagem e o rendimento escolar dos mesmos, bem como promover a formação de hábitos alimentares saudáveis. Conforme resolução do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), responsável pelo repasse dos recursos federais para a alimentação escolar, o município deve adquirir, no mínimo, 30% de alimentos provenientes da agricultura familiar, garantindo que os mesmos estejam sempre frescos e em boas condições de consumo para a preparação das refeições. Em 2019, o município atingiu o percentual de 61,30%. Além da questão da qualidade dos alimentos, a aquisição da agricultura familiar garante a valorização da produção local, fazendo com que esse dinheiro circule nestas famílias.

Atualmente, 21 fornecedores atendem a alimentação escolar por meio da Associação dos Produtores Rurais de Cachoeira do Sul, que fornece frutas, verduras e legumes, biscoitos, massa tipo caseira, mel, suco e pão e de outra Cooperativa, de outro município, que fornece carne de gado e carne suína. Além disso, por meio de processo de pregão eletrônico, outros 8 fornecedores entregam alimentos básicos, como leite, carnes e frutas. Ao sair da zona rural, os alimentos da agricultura familiar são entregues pelos agricultores na Central de Recebimento e Distribuição onde, em seguida, são levados às escolas ou armazenados para serem distribuídos às escolas do meio rural. Os perecíveis chegam toda segunda-feira, em torno de 8h, e são distribuídos no mesmo dia na cidade e durante a semana no meio rural. Os alimentos básicos diversos são entregues durante o mês, de acordo com os cronogramas elaborados pelo Setor de Alimentação Escolar, na Central ou diretamente nas escolas.

Na Secretaria de Educação, a nutricionista responsável técnica Ines Neida Longhi Quadro planeja, executa e coordena o programa bem como realiza todas as atribuições inerentes ao cargo, contando com uma equipe de assessoramento. Os cardápios são elaborados de acordo com as características e modalidades de atendimento, levando-se em consideração os produtos da safra, a idade dos alunos, o número de refeições e as características dos estudantes. Também são realizadas formações para as manipuladoras de alimentos e professores responsáveis, oficinas culinárias e demais atividades afins.

Para a fase pré-escolar, que apresenta elevada vulnerabilidade biológica, sujeita a diversos agravos nutricionais, necessitando de Programas e Projetos voltados aos cuidados nas práticas alimentares, são oferecidas quatro refeições diárias com café da manhã, almoço, sobremesa (frutas ou doce) e lanche da tarde.

As fases referentes ao escolar e ao adolescente também envolvem comportamentos e atitudes que persistirão no futuro, determinando uma vida saudável, havendo a necessidade de programas de educação alimentar e nutricional capazes de contribuir para a garantia de práticas alimentares adequadas, portando o programa atende com uma refeição nutritiva e equilibrada nutricionalmente, bem como a Educação de Jovens e Adultos e o Programa Novo Mais Educação com três refeições diárias.