03 SET 2019
Saúde da população negra em debate

A Coordenação Estadual de Saúde da População Negra esteve em Cachoeira do Sul, nesta segunda-feira (2), representada pelos apoiadores institucionais Alisson Batista e Caroline Damazio, que apresentaram aos conselheiros municipais de saúde o Projeto de Pesquisa “Estudo sobre a Política Nacional de Saúde Integral da População Negra no Rio Grande do Sul: avaliação e implantação”.

O projeto visa analisar e compreender os processos de saúde e doença da população negra no RS e contempla o nosso município com apoio institucional do Ministério da Saúde, Coordenação Estadual e UFRGS, para avançar no processo de implantação da Política de Saúde da População Negra, em Cachoeira do Sul.

Segundo dados da pesquisa e do IBGE, Cachoeira do Sul tem 12.988 habitantes de raça negra (6.577 pretos e 6.511 pardos) o que equivale à 15,49% da população total do município. Cachoeira do Sul está entre os municípios incluídos na Resolução CIB 636/13 que cria incentivo financeiro para instituir o Programa de Combate ao Racismo Institucional na Atenção Básica, e na Resolução CIB 098/13 que institui o incentivo financeiro Estratégia Saúde da Família Quilombola, com o objetivo de qualificar o atendimento destinado à população negra residente nas comunidades remanescentes de quilombos.

O total desses recursos hoje é no valor de R$ 85 mil, depositados no Fundo Estadual de Saúde para o Fundo Municipal de Saúde, aguardando definição com a comunidade quilombola, na esfera dos Conselhos Municipais de Promoção da Igualdade Racial e de Saúde, para aplicação desses valores. Ainda na lógica para efetiva implantação da Política Nacional de Saúde Integral da População Negra (PNSIPN), está acontecendo em Porto Alegre, um curso para promotores de saúde da população negra, em 6 módulos que iniciaram em junho e terminam em novembro de 2019.

Neste curso, estão sendo capacitadas a enfermeira Odete Carvalho que atua na área de abrangência das comunidades quilombola, e Denise Caspani, Chefe de Atenção à Saúde da SMS. Segundo o secretário municipal da Saúde Roger Gomes da Rosa, o recurso deve ser aplicado de acordo com as necessidades da população quilombola, e para isso é necessário o amplo debate com os representantes daquela comunidade.