10 SET 2019
Prefeitura contratará clínica veterinária para atendimentos de emergência

Após uma segunda reunião com as representantes das ONGs Matilha e SOS Animais e Associação Pelo Amigo na tarde desta terça-feira, dia 10, a Prefeitura Municipal confirmou que irá realizar uma licitação para contratação de uma clínica veterinária para atendimento de emergência de pequenos animais em situação de rua. A solicitação das defensoras se deu na semana passada, em reunião com o prefeito Sergio Ghignatti, tendo como principal justificativa o alto número de acidentes/ocorrências com animais de rua que precisam ser atendidos em clínicas veterinárias, ficando os custos a cargo das ONGs.

Nesta terça, a reunião teve a presença do vice-prefeito Cleber Cardoso e dos secretários municipais Ronaldo Trojahn (Meio Ambiente) e Marco Aurélio Silveira (Administração). Trojahn informou que a Secretaria de Meio Ambiente destinará um valor mensal de 3 mil reais para uma clínica que tenha atendimento 24 horas e serviço de internação. A licitação deverá ser lançada em breve pela Secretaria de Administração, assim que a Secretaria de Meio Ambiente enviar o projeto básico. Neste projeto deverão estar informações detalhadas sobre quais casos serão atendidos. Também ficou acertado que somente as representantes das ONGs terão legitimidade para encaminhar os casos para emergência na clínica contratada. O contrato deverá ser válido até o final do ano.

Para o ano que vem, a Prefeitura pretende manter a parceria e, se for possível, aumentar o valor mensal para emergência. Cleber também sugeriu que as representantes procurem os vereadores para que os mesmos destinem parte de suas emendas impositivas para o atendimento da causa de proteção animal.