13 SET 2019
Projeto de extensão da UFRGS presta assessoria sanitária ao Zoológico Municipal

Desde o início deste ano, os animais do Zoológico Municipal de Cachoeira do Sul estão sendo monitorados através de uma parceria com o Laboratório de Protozoologia e Rickettsioses Vetoriais da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O laboratório, assim como o projeto de extensão “Sanidade parasitária nos zoológicos municipais”, é coordenado pelo professor cachoeirense Dr. João Fabio Soares. O projeto de extensão tem como principal objetivo ofertar um serviço de diagnóstico das parasitoses de animais silvestres, prevenindo a disseminação de agentes entre os animais e evitando o contato dos tratadores e visitantes do zoológico com tais agentes.

Na tarde da quinta-feira, o professor João Fabio, acompanhado do coordenador do Zoológico, Alisson Boÿink, realizaram uma visita ao vice-prefeito Cleber Cardoso para explanar sobre o trabalho que vem sendo realizado. O Zoológico tem enviado materiais para análise, como sangue, fezes, tecidos e carcaças, para que seja monitorada a situação sanitária dos animais. O laboratório também dá orientações ,através de medidas de prevenção, que possam colaborar com a sanidade do plantel existente no Zoológico. “Para nós é muito positivo, pois estas análises teriam um custo alto, talvez inviável para o Zoológico bancar”, explica Alisson. Todas as análises são feitas sem custo para o Município. De outro lado, conforme explica o professor João Fabio, os alunos do laboratório conseguem, através da parceria, material de estudo indispensável para o desenvolvimento de suas pesquisas. Como um próximo passo da extensão, está sendo projetado um dia de campo no Zoológico para os alunos do curso que trabalham com animais silvestres.