17 SET 2019
Quais as dicas das crianças para ter um trânsito seguro?

Você já pensou na ideia de ouvir o conselho de uma criança para ter mais segurança no trânsito? Pois foi isso que a equipe do setor de trânsito da Prefeitura de Cachoeira do Sul planejou para uma das atividades da Semana do Trânsito, que acontece entre esta quarta-feira (18) até a próxima quarta-feira (25).

No primeiro e no último dia da Semana do Trânsito será feito uma bliz educativa na Rua Sete de Setembro, em frente ao Espaço Iara Roedel, onde uma equipe entregará cartas e desenhos feitos pelos estudantes de Cachoeira do Sul que trarão conselhos sobre como dirigir com segurança, como se comportar no trânsito e respeito aos pedestres. “Incentivamos os alunos a colocarem no papel o que eles pensam sobre o assunto. Irmos para a rua, entregar mensagens corriqueiras, não deve causar tanto impacto do que receber o conselho de uma criança, com sua ingenuidade e inexperiência com relação a vida, mas com uma percepção enorme do que é certo e o que é errado”, explica Taís Blaya, do Setor de Trânsito.

O Colégio Marista Roque foi uma das escolas que aceitou o convite e mobilizou seus estudantes para que fizessem suas mensagens. Somente lá foram produzidas cerca de 300 cartas que serão entregues durante todo o dia nesta quarta-feira.

Respeito as vagas reservadas para idosos e deficientes

A blitz educativa vai abordar também outro tema importante no dia a dia dos condutores: o respeito às vagas destinadas a idosos e deficientes. O setor de trânsito vai deixar cadeiras de rodas em vagas de estacionamento comum e por colocar a seguinte indicação “Vou ali, é só por um minuto” e “Já volto, é só um minutinho”. Essas são as desculpas frequentementes usada pelos motoristas ao ocupar uma vaga destinada a deficientes e idosos. Quem comete este tipo de infração está sujeito a uma multa de R$ 293,47 e 7 pontos na carteira.

Palestras

Nesta semana, a equipe do setor de Educação para Trânsito também estará em algumas escolas para conversar com as crianças sobre trânsito. Já estão agendadas a EEI Ricca Carvalho Bernardes, EMEI Nossa Senhora de Fátima, EMEI Recando dos Baixinhos.