27 SET 2019
SMEd e UFSM realizam 2º encontro do Curso de Capacitação em Gestão Educacional e Escolar

No sábado, dia 28, cerca de 150 profissionais da educação estarão reunidos para mais um encontro do “Curso de capacitação para gestores escolares, professores, conselheiros municipais de educação e técnicos em educação, no âmbito da gestão educacional e escolar”. Além de contribuir efetivamente para a qualidade da educação básica, através da formação continuada, o curso tem por objetivo qualificar a inserção, a parceria e as relações de cooperação entre a Universidade Federal de Santa Maria e o Sistema Municipal de Ensino de Cachoeira do Sul.

De acordo com a Diretora Pedagógica, Carla Zinn, “a parceria com a UFSM surgiu no ano de 2017 e vem se fortalecendo a cada ano através da participação da SMEd no Grupo REDES de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas e Gestão Educacional/CNPq”. Em 2018, já foi realizado um curso de formação continuada para 40 gestores escolares, com carga horária de 56h. Em 2019, 150 profissionais da educação estão participando do curso que será concluído em 2020, totalizando 120h.

Para saber mais:

As inscrições foram realizadas através do Edital nº 1/2019, do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional/ Grupo REDES, da UFSM. O curso será realizado na modalidade presencial e a distância.

1º encontro - A conferência de abertura do curso foi realizada no dia 17/08, com a temática “Políticas Públicas, Gestão e Qualidade na Educação”, desenvolvida pela Profª Dra Elisiane Machado Lunardi,

2º encontro – O segundo encontro será realizado dia 28/09, sábado, no auditório do SICREDI, das 8h30min às 12h. A Profª Dra Rosane Carneiro Sarturi abordará o tema “Políticas Públicas e Sistema Educacional”.

A professora Rosane é Licenciada em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Imaculada Conceição, pós-graduada em Currículo por Atividades, pós-graduada em Orientação Educacional, Mestre em Educação pela UFSM e Doutora em Educação pela UFRGS. Possui Pós-doutorado em Políticas Públicas na Universidade de Valência - Faculdade de Filosofia e Ciência da Educação. É professora Associada III da Universidade Federal de Santa Maria no Departamento de Administração Escolar, atuando na graduação e no Programa de Pós-Graduação em Educação, do Centro de Educação da UFSM, na Linha de Pesquisa 02: Práticas Escolares e Políticas Públicas. Tem experiência na área de Educação, tendo atuado na Educação na Básica por mais de vinte anos. É Líder do Grupo de Pesquisa ELOS, que abarca investigações do campo curricular, perpassado pelas políticas públicas e práticas educativas.

3º encontro – O terceiro encontro está previsto para o dia 18/10 (manhã e tarde).