27 SET 2019
Campanha Nacional de Vacinação Contra o Sarampo

O Ministério da Saúde, juntamente com as Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde, realizará a Campanha Nacional de Vacinação contra o sarampo, de forma seletiva, para crianças de seis meses a menores de cinco anos (4 anos, 11 meses e 29 dias) e adultos jovens de 20 a 29 anos, a fim de interromper a circulação do vírus do sarampo e proteger os grupos mais acometidos pela doença no País.

A estratégia de vacinação será realizada em duas etapas, considerando períodos específicos para a mobilização da população.

Primeira etapa:

• No período de 7 a 25 de outubro será realizada a vacinação das crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias) não vacinadas. O dia D, de mobilização nacional, será 19 de outubro. A priorização deste grupo na primeira etapa deve-se à elevada incidência da doença nesta faixa etária nos surtos registrados em 2019. As crianças menores de 5 anos de idade apresentam maior risco de desenvolver complicações, tais como cegueira, encefalite, diarreia grave, infecções no ouvido, pneumonias e óbitos pelo sarampo.

Segunda etapa:

• No período de 18 a 30 de novembro, será realizada a vacinação de adultos jovens na faixa etária de 20 a 29 anos de idade. O dia D, de mobilização nacional, será 30 de novembro. Nesta etapa priorizou-se o grupo de 20 a 29 anos de idade devido ao número de casos confirmados nessa faixa etária ser expressivo.

Nesta campanha, os pais e responsáveis são atores sociais importantes no processo de controle da doença e devem comparecer aos serviços de vacinação com suas crianças, levando a caderneta de vacinação para avaliação e registro.

O Sarampo é uma doença infecciosa exantemática aguda, transmissível e extremamente contagiosa, podendo evoluir com complicações e óbitos, particularmente em crianças desnutridas e menores de cinco anos de idade. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções respiratórias, no período de quatro a seis dias antes do aparecimento da erupção cutânea até quatro dias após. Nos últimos anos, casos de sarampo têm sido reportados em várias partes do mundo e segundo a OMS, os países dos continentes europeu e africano registraram o maior número de casos da doença. No Brasil, os últimos casos de sarampo foram registrados no ano de 2015, em surtos ocorridos nos estados do Ceará (211 casos), São Paulo (dois casos) e em Roraima (um caso), os dois últimos associados ao surto do Ceará. No ano de 2019, entre as semanas epidemiológicas (SE) 01 e 36 o Brasil registrou casos de sarampo nas seguintes Unidades Federadas: Amazonas, Roraima, Pará, Bahia, Pernambuco, Maranhão, Piauí, Sergipe, Goiás, Distrito Federal, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Espírito Santo, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul. Já existe caso confirmado no Rio Grande do Sul.

Em Cachoeira do Sul a vacinação ocorrerá nas 9 salas de vacinas. Nesta faixa etária as crianças podem receber multivacinação, conforme a faixa etária e calendário nacional de vacinação.