01 OUT 2019
Cachoeira agora será "Capital Estadual do Arroz"

O governador Eduardo Leite sancionará nesta quarta-feira (02), às 11h, a lei que declara o município de Cachoeira do Sul como “Capital Estadual do Arroz”. A proposta foi da deputada estadual Zilá Breitenbach. O ato acontecerá no Salão Negrinho do Pastoreio do Palácio Piratini, em Porto Alegre.

Na proposta, Zilá destacou que Cachoeira do Sul tem destaque para a produção orizícola, tanto é que já traz em seu brasão uma borda verde, simbolizando a agricultura como principal atividade econômica do Município. “Devido à farta produção do arroz, a cidade já mereceu o título de “Capital Nacional do Arroz”, homenagem com que foi distinguida quando, no início do século XX, atingiu a liderança brasileira na produção do arroz. Faltava-lhe ainda o reconhecimento formal do Rio Grande do Sul”, citou ela.

A deputada ainda lembrou que Cachoeira do Sul sedia a Feira Nacional do Arroz (Fenarroz), considerada pela Wikipédia o maior evento orizícola das Américas e o segundo do mundo. “Tenho uma relação muito próxima com a comunidade da Cachoeira do Sul e conheci o dinamismo de sua gente e posso atestar o quanto esta cidade vem contribuindo para a cultura e o desenvolvimento do Estado. Este é um gesto de reconhecimento e estímulo à laboriosidade do povo deste Município”, frisou ela.