03 OUT 2019
Departamento Técnico apresenta projeto da rotatória aos professores da UFSM

O Departamento Técnico da Secretaria Municipal de Planejamento apresentou, hoje pela manhã, aos professores Alejandro Ruiz Padillo e Felipe Caleffi, da UFSM, o projeto técnico da rotatória na interseção 5 Esquinas. Nos próximos dias, poderão ser vistas obras no entorno, especialmente modificações feitas pelas empresas Oi, Ipiranga, Corsan e Vivo. Avanços e recuos nas calçadas também devem acontecer em breve, buscando melhor visibilidade para os motoristas e a segurança dos pedestres. A reunião foi acompanhada pelo prefeito Sergio Ghignatti.

O professor Alejandro Ruiz Padillo, coordenador do LAMOT – Laboratório de Mobilidade e Logística da UFSM – responsável pelo projeto básico da rotatória voltou a afirmar que a rotatória trará mais segurança ao pedestre, além de diminuir o tempo de espera para a travessia dos carros. Ele baseou sua fala, inclusive, em um estudo divulgado pelo Departamento de Transportes da Pensilvânia no dia 18 de setembro deste ano. O estudo analisou 19 rotatórias existentes no estado americano, construídas em locais que anteriormente possuíam sinaleiras. O resultado da pesquisa mostrou que, nestas 19 rotatórias, as fatalidades foram reduzidas de 2 para 0, as lesões graves foram reduzidas em 90% (de 10 para 1) e as lesões menores foram reduzidas em 79% (de 24 para 5).

Outros dados sobre o uso das rotatórias estão disponíveis no link: https://www.traffictechnologytoday.com/news/infrastructure/penndot-data-reveals-roundabouts-reducing-intersection-crashes.html?fbclid=IwAR3f3kE2lTY0uH_qhBjjg0vxkV0jT7xW3urgUDh8Vaa8thOoaxxmcgduoZ4